(Imagem: Uma TV e um \'Stand\' (fiz na hora XDD..) em materiais do tipo Arch&Design.. A TV é um só objeto com 5 Material ID\'s, e cinco materiais diferentes, talvez se o plastico fosse colorido desse pra perceber melhor esse shader.. o material pra \'tela desligada\' eu basicamente imitei aquele material anterior do V-ray, com um material basico do Arch&Design (daria pra combinar com Shellac também, mas não precisou no caso..).. O escrito \"ScreamingFox\" (a \'marca da TV\') e os 3 botoezinhos iluminados são materiais do tipo \'Architectural\' com luminancia subida um pouco e falloff numas questões.. O material de metal no stand é um material chamado \"Cromo\" baixado daqui da 3d1, que eu editei um pouco o gloss.. O material de vidro no stand é um material de vidro típico do Arch&Design.. O material completo do stand é um Multi-Sub com 2 submateriais, previamente descritos (\"Cromo\" editado, e o de vidro)... Na parede atras da camera, na cena, tem alguns teapots azuis e amarelos, só pras coisas terem algo a refletirem e dar pra pensar na aplicabilidade real dos materiais, etc.)
(obs: Imagens sem pós.. O \"glare\" é um \'shader de pós\' do proprio mental-ray XDD (se o cara tá acostumado a fazer a pos da imagem, nem vai usar esse glare do mray..)
Os materiais do tipo Arch & Design já vão dar conta desses, que são materiais um tanto genéricos. De tão genéricos que são, poderiam ser feitos até com materiais standard sem problema nenhum... Tem muitos \'materiais ideais\' pra essas coisas.
Acho q vc não tentou praticar as questõs do shader, como eu havia mencionado/aconselhado. Mas nunca é muito sensato ter certeza das coisas que a gente não conhece...(apenas me deu a entender... mas não me deu uma certeza realmente.. Por isso, exclusivamente, existe esse texto, e essa postagem..).
Você pode também baixar models prontos com materiais do mental ray e estudar um pouco eles.
Tem vários materiais prontos aqui na 3d1 também, pra vc dar uma estudada neles..
Se vc tentar com aquela tv basica que eu passei, mudando os submateriais dela pros típicos do mental-ray, tenho certeza que conseguiria, caso não, talvez seja melhor até vc ver alguns tutoriais basicos sobre materiais com o Mental Ray... Ou esperar que alguem venha aqui e te de uma aula particular, isso ia ser legal tbm :)..
@edit: Olha, com materiais do tipo Multi-Sub, usando os materiais Arch&Design... Não é o \'ideal\', mas já acho praticavel.. Dá uma estudada nos materiais do \"Frigor\" e \"Tele\".. São materiais relativamente basicos pra Mental-Ray..
Link pra cena da imagem:
https://www.mediafire.com/?48494v3zs297n41
@edit: Interessante pra vc ver :)
https://www.youtube.com/watch?v=HDMcuCSBvvw
Não curto muito o mental ray mas as ultimas coisinhas q tenho feito com ele tem me agradado bastante.. Esses materiais foram extremamente faceis, e saíram bem melhor do que eu esperava realmente :)..
@edit: Ouví essa música e me lembrei de vc :)
https://www.youtube.com/watch?v=31WiHrOmiCU
Acredito que já tenha conseguido fazer esses materiais, a ponto que ficaram de seu agrado, né?
@edit: E... Eu geralmente não entendo quando uma mariposa-gigante vem, voando, pra mim.. Elas sempre voam pra gente como se fossem um tipo de \'fantasma\', ou, voam de maneiras estranhas, que assustam um pouco... Mas, no mínimo de atenção q vc dá pra uma dessas mariposas-gigantes, elas se afeiçoam, tentam ficar grudadas na sua roupa, por muito pouco q vc as ofereça... E, pra mim, apesar de todas as mariposas-gigantes serem parecidas, uma sempre parece \'peluda\' e, a outra, \'empoeirada\'... Então.. sob muitos aspectos, é dificil pra mim, perceber o \'bem\' que me querem, essas mariposas-gigantes, que portam misticos olhos em suas costas... Então, fortaleça a sua propria volição, no sentido da propria criação dos materiais.. Não se intimide nunca por questõezinhas técnicas dos renderizadores.. Tentando uns belos vinte minutos, vc vai \'pegar o segredo\' da grande maioria dos materiais q vc conceber...
@edit: Na verdade, vim aqui realmente, pra te \'cantar essa canção\'.. Pra \'pular um pouco\' nesse \'nosso trampolim\'...
(..e, se alguem queixar disso, faço uma montanha no renderer mais basico, mais bonito (melhor) que o desafiante, com o render mais moderno..)
Vim pra pintar esses \'arco-iris\', todos por cima dos seus \'azuis\' =D:
https://www.youtube.com/watch?v=1uG2PrWPDw4
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..