Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas Batalhoti   Paranavaí - PR
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
LuizBulldog   Brasil - SP
the borba   santa catarina
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

neopen   Mogi Guaçu
sassa   Piracicaba-SP - AC
Amaurus   São Paulo - AC
3dmarco   Blumenau - SC

Mental Ray vs Vray dome

Por: DanielMaia  

Em: 27/01/2015 08:39

Bom dia.

O vray oferece uma opção fantástica para iluminação derivada de imagem, o vray dome. Os controles presentes no material do vray especifico para HDR permitem configurações que, com uma imagem esférica de ceu, por exemplo, se ilumine uma cena gerando até sombras similares a uma sunlight. A qualidade é mesmo ótima e o resultado muito fiel à realidade.

Sei que há como iluminar cenas com HDR em praticamente qualquer render que se preze, assim como acontece no MentalRay. A duvida é se há, no MR, alguma solução similar à descrita acima? Outro ponto interessante é a qualidade do BG na cena com uso do vray dome + hdr.

Já utilizei HDR com skylight, com o physical sky (no haze), HDR aplicada em um domo modelado gerando GI por shaders específicos, mas nem um deles me ofereceu a flexibilidade e resultado que encontrei na vray dome - ou eu não o sei fazer.

Alguém teria informação de como se chegar em resultado similar com o MR?
Bom Dia Daniel Maia...

tem esse tutorial aqui que pode te ajudar...

Iluminação IBL no Mental Ray

Abraços!
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Oi, Marcelo.

Valeu pela dica. Já conhecia essa opção, mas ainda sento mais facilidade em trabalhar com HDR no v-ray.
no Mental Ray, a opção que é essa mesmo que o Marcelo indicou com link.

Se vc usar um script chamado Render Optimize vc consegue mais controle até, mas não sei se vale a pena, já que a partir do 3ds Max 2014 também tem a opção (mesmo com menos opções).

fiz alguns testes com esse Script no 3ds Max 2012, mas há ele para a versão 2014 também.

link:
http://www.tresd1.com.br/forum/comentarios-e-grupos/grupos-de-estudo-e-dicas/85838

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138555

Últimos membros registrados: nagrorn, gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 712, sendo nenhum membro e 712 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.