Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Vinicius92   São José do Rio Preto - SP - AC
lord3ddesigner   Goiânia - GO
EvandroGP   Paraná - PR
dami   João Pessoa pb - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR

Portfólios Ver Mais

Raynheardt   São Paulo
demilopes   Santo André - SP
Victor MS   Rio de Janeiro
knillg   BH - MG - AC

PROBLEMA COM LOFT ( MODELAGEM CABECEIRA CAMA ESTOFADA )

Por: anonymumm  

Em: 10/03/2015 08:10

viva

Estou atentar modelar uma cabeceira de cama estofada a partir de um Shape com a ferramenta LOFT

Não sei o que se passa mas o shape usa sempre o Path pela parte de fora ! O objecto fica estranho...

Ja tentei mexer no Pivot mas não resolve O Shape contorna sempre o PATH pela parte de fora !!!...

Alguem me sabe dizer como fazer para me aproximar o máximo do desenho que serve de modelo ( ver ficheiros )

um grande obrigado

anonymumm

MODELO

ELEMENTOS MAX

PIVOT ( SHAPE )

RESULTADO

HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Se for o que entendi Anonymumm, experimenta fazer conforme a setagem na imagem.
Selecione todos os vértices do shape escolha as opções indicadas pelas setas na imagem com a ferramenta Rotate gire de acordo com sua necessidade, ve se isso resolve.
Viva João,

Não foi possível chegar ao modelo pretendido com as suas recomendações ! coisa estranha , no seu exemplo o motivo « Almofadado » aparece na lateral do PATH quando eu queria ver essas « ondinhas » na frente ( Ver esquisso mais acima ...)

Estou perdido !
HP Z820 Desktop Workstation : Dual XEON E5-2643 ( 4+4 x 3.30 GHz ) - 64GB RAM 120GB SSD 2TB HDD QUADRO DUAL K4000 3GB GDDR5
Então, acho q seria bem mais facil modelar no poly mesmo.. de um box e tal.. Até pq a parte de madeira lá q especifica no desenho seria bem chata de selecionar pra separar ou aplicar material ids.. Aí vc pode marcar o model oq é legal e bom pra model high ou separar smoothing groups, ou até os 2 e tal, etc..

Até pq me parece q a curva de cima ali no desenho é diferente das de baixo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Entendo SreamingFox mas em poly parece-me mais complicado, não ?

Como obter o efeito « acolchoado » na parte da frente se fizer uma modelagem Poly ?

:(
Vc pode marcar o model sem smoothing groups, ou separar smoothing groups pra dar esse efeito... Vê algum tutorial sobre modelagem de estofados q dar uma base boa nesse assunto.
Acho que esse é um típico caso, onde as linhas são as opções mais adequadas, mais rápidas e com maior flexibilidade.
Tenta fazer com linhas mesmo, mas sem usar o Loft, crie as linhas e habilita as opções Enable In Renderer e Enable In Viewport na aba Rendering da linha. So que nesse caso voce faria essas curvas separadas uma a uma.
Boas, eu acho que o modificador sweep é mais indicado do que o loft se quiser fazer com linhas, mas acho melhor modelar mesmo.
Concordo com o sr. acima. (olha essa frase pode ter outros significados legais XDD)

N sei, acho q é mais de gosto mesmo ou preferencia.. Acho q se fizer no low é mais facil de editar e tal..

Olha de agora bem rapidinho, só separando sg e sem turbosmooth.. Esse \'macio\' é um efeito de shading (causado pela separação de smoothing groups).. Evidentemente q vc pode mandar suavizar respeitando sg.. só q eu fiz rapidinho e teria q separar de uma maneira mais criteriosa.. ou nem separar e marcar no model mesmo, q nem o pessoal q modela estofados costuma fazer.. É q, a meu ver, tem coisa q vai ser dificil de editar gerando um \'high\' de primeira com as linhas..

Evidentemente q eu fiz rapidinho aqui e não seria o \'final\' do model é claro.. Mas é um exemplo do conceito.. Eu faria no poly.. Mas creio q dê perfeitamente pra fazer só de splines.. Cada metodo teria pros e contras.. etc..

Modelagem por gaiola de splines é uma coisa q eu admiro e acho bastante \'roots\' e tal, mas n curto fazer heheh..

Enfim o esboço aqui do formato, evidente q vc iria editar pra muito alem disso e tal (pra muito alem das montanhas enevoadas mwahauheuhauehuaeu XDD)... Comecei com um cilindro de 6 lados cortado no meio e com alguns segmentos no topo (n é pq é low q necessariamente vc começa com um box tbm hehehe)..

@edit: No caso do copinho com o controle (e seria outro topico mesmo, etc..), vc teria q ter o controle antes.. Então, vc usaria o symmetry ou faria um corte no meio do model, daria o espaço das partes, conectaria ao fim de cada lado (de dentro, q vai dar no copo) do controle e expandiria os vertices do meio e então chamfer pra arredondar.. etc.. mas é claro q daria pra fazer de muitas maneiras.. A modelagem é coisa bastante rica mesmo XD..
Vixe nem lembrava do Sweep, realmente é uma otima opção!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711074.

Total de membros registrados: 138555

Últimos membros registrados: nagrorn, gu.mesquita, carlosborlin, Endoterec, Jurants, lumileanbefehl, Asssilem, NowSlimKapselndePreis.

Usuário(s) on-line na última hora: 734, sendo nenhum membro e 734 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Nenhum.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.