Então, e até pela resposta anterior eu penso dessa maneira, que tristemente faz uma questão artistica se cruzar com uma questão meramente capitalistica de fato...
Pelo q vc falou, e, do jeito q falou, isso pode ser uma questão de \'licensa\'... Tem varios plugins q tem essa questão de lincensa... Uma empresa \'fódôna\' não se preocupa muito com questões de licensa pq sabe q se alguem for fazer um filme de cinema relevante vão poder legalmente cobrar pelo rendering (ex: se eu renderizei um filme no V-ray eu deveria pagar uma cota de grana pro pessoal da Chaos...), mas plugins menores ou mais especificos têm também q criar proteções-capitalisticas mais eficazes.. E eu considero q seja esse o caso... Veja bem q não é uma \'maldade\'... é mais uma coisa de se proteger-o-seu.. Plugins de programas 3d no final rendem (se pensando de uma maneira capitalistica, que é a maneira que rege a economia do nosso mundo hoje em dia) bastante pouco se vc n tiver q cobrar licensas \'per-frame\', etc.. etc.. etc.. etc..
E o custo, realmente não é vc quem vai ter q absorver, até pq foi vc q articulou à Arte.
Vc vai (infelizmente) repassar os custos ao \'consumidor final\' (a produtora, etc., etc...), ten coisas q são realmente difíceis de produzir em 3d ou 2,5d pra composição.. Cobre sempre tendo o peso que acredita que seja equivalente ao seu esforço.. E então seu trampo será perfeito e, alem disso, perfeitamente digno.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..