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Duvida Mapeamento textura de móveis

Por: vitneijunior  

Em: 25/05/2015 15:53

Boa tarde... Como faço apara arrumar os sentidos das madeiras neste exemplo? Não to conseguindo...
Se as tabuas são de madeiras de verdade, estariam até q corretas.. Mas não é o q se pratica hoje em dia.. Hoje em dia o q se faz são móveis de MDF ou MDP e com revestimentos.. (parece que é um só pedaço de madeira, se o montador ou marceneiro é bom, mas não é XDD (é um mdf/mdp com um revestimento em cima.. Pra marcenaria ou moveis de padrão mais alto se usa revestimento natural em madeira mesmo (são folhas fininhas de madeira mesmo, q os marceneiros cortam certinho e colam com pressão nas partes) e pra moveis \'planejados\' geralmente se usa MDF/MDP com revestimento melamínico (um polímero) que simula o desenho e bump de uma madeira \'de verdadinha\'... Se o acabamento é bom e o montador é competente, numa foto parece mesmo que é madeira meeeesmo e tal.. Mas é MDF/MDP com revestimento...)

No caso de ser com revestimento (o q é o mais comum hoje em dia), seria apenas o caso de vc selecionar as faces que tem a orientação equivocada, aplicar o unwrap UVW e girar essas faces todas em 90 graus.. (por exemplo, seleciona a face frontal da tabua de cima e a face frontal da tabua de baixo, e, no UVW, gira essas faces 90 graus q já era...).




@edit: Ah, e na epoca q eu trampava com móveis (uns 2 anos atras), se vc fosse numa lojona de madeiras e tal (tipo a \"Leo Madeiras\" (é uma loja conhecida pra moveis aqui em SP)) o pessoal te dava amostras com folders e tal, de todas as madeiras.. Mesmo não dando pra tirar foto vc tinha uma base muito boa pra fazer em 3d e tal... etc...)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
vitneijunior mapeamento é quase sempre complicado, acho que o melhor seria voce pegar tutoriais pra poder entender como funciona o mapeamento atraves do unwrapUVW.
Segue abaixo alguns tutoriais de onde pude entender o funcionamento.

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/mapeamento-utilizando-o-unwrap-uvw


http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/texturizando-com-unwrap-uvw

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/mapeamento-de-tronco-com-unwrap


http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/texturizacao-de-materiais-desgastados

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/mapeamento-no-max-2012-de-forma-simples

Da uma olhada neles e se surgir alguma dúvida é so perguntar!
Geralmente em madeiras costumo deixar a direção dos veios das verticais no sentido contrário às horizontais, nesse caso ai deixaria a parte de cima e de baixo no sentido contrário, assim daria entender que são peças separadas.
Concordo (e, imagino q grande parte de quem faz 3d concorde tbm) com o João nesse sentido.. Mapeamento, geralmente vai ser bastante chato MESMO... XDD... =D.... Mas nesse caso é questão só de rotacionar algumas faces em 90 graus no mapeamento...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Muito obrigado pessoal pela ajuda que estão me prestando!
Olá vitnei tudo bem...no meu dia a dia...eu resolvo esse poblema de duas formas

01_cria-se dois materiais iguais porém com rotações diferentes...tipo em 0 e 90 ou 45 e -45 no caso de peças em meia esquadria
02_no objeto precisa ter dois tipos de id por exemplo 1 e 2

03_usar no exemplo os dois materiais em um mult/sub object e em vez de ficar mapeando é mais fácil trocar a id correspondente

04_antigamente eu explodia o objeto (se não quisermos nos aprofundar nos estudos é a maneira mais fácil..)aplicando em seguida os dois materiais sem precisar criar o material mult / sub object
Roselandio dos Santos Martins Projetos de interiores Sertanópolis-Pr http://www.8p.com.br/roselandio/flog/#
Então Lando, eu acho mais dificil assim véio...

Veja bem.. Imagina q tem lá o movel e tal, sem nenhuma curva ou detalhe orgânico, ou seja, as faces vão estar viradas ou pra cima/baixo, ou pros lados..

As bordas aplicadas nos móveis, são quase todas as vezes, postas de uma maneira longitudinal... etc etc..


Resumindo, é apenas questão de selecionar essas faces e, no UVW, girar elas 90o... Se não estiver mapeado, é questão de dar um \'flatten mapping\' e então selecionar as faces viradas errado e girar elas 90o. Tenta aí q vc vai entender, é bem facinho mesmo...

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

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