Então véio... Re-leia a minha ultima postagem primeiramente...
Perceba a veracidade do primeiro e segundo paragrafos (acho q isso vc já pôde comprovar por sí mesmo, devido a sua ultima postagem, xd..)
Perceba, antes de perceber como valido o ultimo paragrafo (da minha postagem anterior) que \"realistico\" é diferente de \"realista\", e que uma técnica que é não-realistica é capaz de produzir um resultado realistico, assim como tecnicas realisticas são capazes também de gerar e gerir resultados altamente não-realisticos... (sobre as \'tecnicas\' (ou melhor, sobre essas palavras tão similares, a definir coisas tão diferenciadas)), perceba que uma técnica não-realistica é plenamente capaz de produzir um resultado final realistico (que, pra quem vê, fica na duvida se é foto ou um render, etc..) e também que, tecnicas realisticas são capazes também de gerar e gerir riquezas visuais para muito alem do que é o realisticamente (OU ATÉ QUE NÃO) concebível (ex: uma excelente imagem cartunesca ou uma boa animação cartoon ou não realistica..)
Pra aperceber-se das diferenças entre esses conceitos, cujas palavras que os definem são tão similares (\'realista\' e \'realistico\'), compreenda ao proximo paragrafo.. =D...
Veja bem, \"realistico\" é algo ou uma técnica, ou um conjunto de técnicas, q (numa definição basica) vc vai usar pra fazer com que a sua imagem seja \"realista\"... Ou seja, \"realistica\" é a técnica, e \"realista\" é o resultado real e final de fato... Então.. Uma imagem que é \"realista\" é aquela imagem que quem vê fica na duvida se é uma foto ou um render... E, podem ser usadas as tecnicas \"realisticas\" ou \"não-realisticas\" pra se obter esse resultado final... E, uma Tecnica \"realistica\" é uma técnica que compreenderia, matematicamente, uma \"redução artistica\" de um conceito físico.. Por exemplo shaders que se dizem \"fisicamente corretos\" e etc.. E a propria animação, etc.. Ou seja:
-Realistico = Uma (na verdade muitas e muitas, etc...) tecnica, que é vagamente baseada em conceitos físicos da Realidade.. (ex: a distribuição de luz nos renderizadores mais modernos, etc..)
-Realista = É o adjetivo que se usa pra classificar uma imagem que se assemelha a uma foto ou a algo q vc estaria vendo com seus proprios olhos...
etc.. etc...
Ah é né.. a \'resolução\' (da sua duvida).. XDD.. Então... Presta atenção no ultimo paragrafo da minha ultima postagem (sobre deixar o objeto invisível pras cameras porem emitindo a luz, etc..) q imagino q vc já venha a conseguir isso aí.. n mexí muito com Mray mas já fiz coisa bastante similar com ele.. tenta desse jeito q eu expliquei nesse ultimo paragrafo da postagem anterior.. imagino q vc venha a conseguir o efeito aí q vc busca.. :)...
@edit: Vou te passar esse \'mantra\', que é extremamente celebrado, e que realmente muitos pediam pra ser cantado (pra que possam aprender e entoar também, pensando nos conceitos (e por outras razões tbm, etc..)) que versa sobre as características mais atavísticas ou \'arquetípicas\' da \'Luz\'... Esse mantra, até hoje, é tido como um dos componentes primordiais pra uma transição entre uma vida de ignorância e uma atitude de sapiência, à esta ultima similar à Sapiência de Socrates, ou de Antistenes, de Bhaskara e de Shankaracharya... E é também uma excelente poesia sobre a questão da Iluminação, que, percebo eu, é a característica q vc busca em sua cena... Essa musica, certa vez, divertiu bastante à um celebre professor de arte 3d daqui do Brasil ;) (heheheh..) (este muitissimo educado professor de Arte 3d, foi capaz de aperceber-se dàs muitas postagens que fiz, resumindo-as todas nessas meras 4 frases...)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..