Oi X, tudo bem?
Eu acho que você tem toda razão, para arquitetura é muito melhor usar o V-Ray, é rápido e aceita tudo que você precisa, aceita qualquer plugin, desde Shag Hair, passando por Darktree e chegando até RPCs, tudo que você precisa dá para fazer com ele.
Mas em animação, vai ter alguns problemas se as coisas se moverem, se for apenas um passeio de câmera com tudo parado, então o V-Ray é disparadamente a melhor opção de todas, porque pode usar o lance do Photon Map dele para calcular toda a cena e depois renderizar sem calcular novamente o GI, é muito bom, mas gera flickers, só que para um projeto arquitetônico, não tem muito problema, porque o cliente é leigo em TV, pode perceber que as coisas estão piscando um pouco, mas nem vai ligar, o que não acontece numa emissora de TV.
Certamente vale mais a pena usar o V-Ray na sua área.
Agora o Distribuite tem alguns problemas e algumas desvantagens que a Chaos prometeu resolver.
Um problema grave é que ele tem que calcular o Irradiance em cada máquina, então, não vale a pena renderizar animação com o Distribuite, acaba sendo mais demorado do que numa máquina só, porque se tiver 2 máquinas, ele vai calcular dois Irradiance, que é uma parte demorada do processo, e poderia só calcular um.
Não sei se já resolveram isso na versão 1.46
Em animação de qualidade, e com tudo se movendo, certamente o Mental Ray é mais rápido que o V-Ray, mesmo sem configurar perfeitamente, em imagens Still o V-Ray é mais rápido que o Mental Ray.
Porque o que fica bom no V-Ray parado, fica ruim quando animado, e no Mental Ray, o que fica bom parado, também fica bom animado, saca?
Sobre a Digital Designer, os artigos sobre o Mental Ray começaram na edição 68.
Expliquei sobre Global Illumination na edição 68, sobre Final Gather na edição 69.
Na edição 70 eu fiz uma revisão de tudo isso para o Max 7, pois os dois artigos anteriore foram escritos no Max 6, que é bem diferente.
Na edição 71, a atual, estou explicando sobre Caustics Reflexivo, nas edições 72 e 73 estarei explicando sobre Caustics Refratário.
E estou preparando os artigos para as edições 74 e 75 onde falo sobre Cartoon Shader.
Manda um email para a DD que eles te arrumam as edições antigas, parece que eles tem um CD com todos os números passados.
Abraços