Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Max Idalgo   são paulo - SP
J.F.Verissimo   Recife - AC
Mineirinho   Varginha/MG - MG
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
caiquecs   salvador - BA

Portfólios Ver Mais

Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
Antonio   Campinas - SP
cjoe   Portugal - Internacional
Antonio   São Paulo - AC

Logo para fachada - Problema ao transformar em edit poly

Por: HenriquePiza  

Em: 25/08/2015 11:10

Bom dia moçada, como vão?
Seguinte, to fazendo uma fachada comercial e precisava criar a logo em letra caixa.
Tenho a logo em corel, exportei em dwg e importei no Max mas quando transformo ela em edit poly ela \"quebra\" algumas partes e acaba danificando a logo.

Vejam na imagem que a logo de baixo ta em splines, a de cima em poly ja com os defeitos.

Como proceder?
"esse é um pedaço do meu sonho e ele é do tamanho do mundo..."
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!

HenriquePiza: oi Henrique! tudo bem? Acho que o melhor que você teria a fazer, seriam duas opções: ou você cria essa logo em 3d e usa na fachada do seu trabalho, criando as letras e a logo circular do \"Prosegur\" em 3d.

Ou então você importa somente a logo ( 2d ) mesmo em imagem raster, e cria um material \"Blend\" e em cima de um plane, você aplica esse material blend. Acho até mais simples e muito mais fácil usar a opção do material \"blend\".

No material \"blend\", você tem a opção de colocar a sua imagem 2d dessa logo, como se fosse uma pintura mesmo feita na parede, na opção \"mask\" desse tipo de material. ( sem extrude )

Quanto à este erro dos textos terem aparecidos quebrados, você tem que criá-los em 3d, e depois transformá-los em editable poly a partir de um box ( box modeling ), e quando for aplicar o modificador \"Proboolean\", escolher a opção de \"make quadrilaterals\" em \"Quadrilateral tesselation\".

Porque se você criar estes shapes 2d ( linhas ) e só aplicar um extrude, quando for suavizar com algum modificador como \"meshsmooth\", \"turbosmooth\" ou \"Proboolean\", sempre vai dar problemas, pois as letras irão precisar de edges ( arestas ) laterais e posteriores para suavizá-las corretamente.

Pode ser que usando o modificador \"Proboolean\" nos textos com a opção de \"make quadrilaterals\", esse problema da falta de edges não aconteça. É bom testar esta opção desse modificador para ver se dá certo. =]

Usando o Ribbon do 3ds Max 2015 ou superior ( opção Graphite Modeling tools ), tem a opção de loop de edges automático, seria até mais fácil você utilizar esta opção para criar \"edges\" ( arestas ) novas nas suas letras ( se forem ficar mesmo em 3d ) com apenas um clique no mouse.

** Para aplicar a triangulação do quadrilátero de um objeto de malha sem executar uma operação booleana ( ruim no 3ds Max ), basta aplicar o modificador \"Malha Quadify\" que está disponível no 3ds Max 2016, e salvo não me engano deva ter também no 3ds Max 2015.

==================================================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

Mas dá pra \'chutar\' uma dessa relativamente facil com o max+zbrush... vc faz esse logo com uma imagem de alta resolução num plane com muitos polys e faz com o displace mesmo.. Aí então separa a parte de baixo e de cima das letras num material id diferente e passa pro zbrush e suaviza por lá.. imagino q a letra fique bem perfeitinha assim tbm.. olha o q eu fiz com essa imagem mesmo do tópico (com o displace apenas, aí eu ia ter q suavizar os lados, etc..)..

Mas se vc tem em vetores bons aí facilita bastante pra criar essas letras ou simbolos.. essa chutada q eu disse é mais pra qdo vc tem só uma imagem...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Bom dia amigos. Entao fox eu tenho a marca vetorizada no corel. Nunca trabalhei com zbrush. Vou tentas os metodos acima e ver oque consigo.

Sera q exportando do illustrator eu consigo menos pontos nas linhas?
Valeu moçada . Vcs sao fera!!!
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!

HenriquePiza: oi Henrique! tudo bem? Olha este link aqui que achei, e pode ser que resolva o seu problema das letras do \"Prosegur\".

** Link abaixo com dicas do modificador \"quadify mesh\" do 3ds Max -->>

http://knowledge.autodesk.com/support/3ds-max/learn-explore/caas/CloudHelp/cloudhelp/2016/ENU/3DSMax/files/GUID-86C91698-9BAC-4A62-82DC-288E2815375B-htm.html

** É o mesmo raciocínio que falei do modificador \"Quadify mesh\" do 3ds Max. Você aplica primeiro este modificador \"quadify mesh\" nas suas letras, e depois aplica um outro modificador, que pode ser ou o \"turbosmooth\" ou o \"meshsmooth\", tudo bem? =]

Ele ( modificador ) só tem um parâmetro, que é o \"Quad size\", que converte a estrutura do objeto em polígonos quadriláteros com o tamanho relativo que você especificar. Esse recurso ajuda a produzir bordas arredondadas quando combinado com outro modificador como o meshSmooth.

Quanto menor for o valor do parâmetro \"Quad size\" do modificador \"quadify mesh\", mais detalhado ficará a malha, mais pesado ficará o modelo e melhor ela ficará quando receber a adição de outros modificadores de suavização.

Porém tome muito cuidado ao diminuir os valores de \"quad size\"; se diminuí-lo muito, ele pode travar todo o seu projeto 3d.

Portanto não é muito recomendável diminuir muito os valores do parâmetro de \"quad size\", pois eles são muito sensíveis.

** Olha este tutorial aqui de um dos nossos amigos e colaboradores da 3d1: o \"zapory\". Ele fez um tutorial simples, mas bem interessante sobre o uso desta ótimo modificador \"quadify mesh\".

O link abaixo você acessa o tutorial dele -->>

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/modificador-quadify-mesh

==================================================================================================

** Tem um outro detalhe importante sobre esse processo de suavização com esses modificadores \"turbosmooth\" e \"meshsmooth\". Se por acaso na sua malha tiver 3 vértices ( malha triangular ), na hora de suavizar sua malha 3d com esses modificadores, a mesma irá aparecer \"artefatos\" ( defeitos ).

Para resolver este problema de \"artefatos\" ( defeitos ) na sua malha 3d, você precisa selecionar um dos três vértices, depois clicar na opção \"target weld\" ( opção do editable poly ) na pilha de modificadores e clicar um outro vértice para soldar.

A opção de \"target weld\" ( editable poly ) vai soldar os vértices que você selecionar ( malha triangular ), e vai corrigir a \"topologia\" da malha 3d, para só depois ela ser suavizada corretamente pelos modificadores \"turbosmooth\" ou \"meshsmooth\".

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso!

Importei em dwg mesmo e fui soldando os pontos de todos os cantos. Ai transformei em edit poly fiz extrusão.

Nao reparem a qualidade do render. A correria do trampo nao permite caprichar demais, infelizmente.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 590, sendo 2 membro(s) e 588 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.