Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Danilo   Teresina-PI - PI
marcelo de moraes   Osasco (SP) - AC
An3dre   Araras / SP - SP
leoaks   Brasil - MG

Portfólios Ver Mais

Roberto   Fortaleza - CE
IlacielArq   Rio de Janeiro, Brazil - RJ
fcalves   São Paulo - SP

problema com o tamanho do hdri

Por: thiagojurados  

Em: 26/08/2015 13:05

Boa tarde, primeiramente gostaria de avisar q estou começando a mexer no 3ds max, entao se minha duvida for mto basico, me perdoem. Estou com um problema qdo tento usar uma imagem hdri no background. Eu uso a luz dome e tal, como vi em varios videos, mas o problema meu eh q a imagem fica mtooo maior doq eu preciso, ficando demasiadamente desproporcionou com minha maquete. Jafazem dois dias q to mexendo em td q eu imagino pra tentar mudar o tamanho antes d incomoda-los, mas fracassei. Alguem pode me ajudar? Obrigado. Ah, eu uso o 3ds max 2016 versao de estudante.
Posta ai uma imagem do seu problema que é mais fácil ajudar.
essa imagem do exterior ta sem camera nem nd, mas mostra qual o meu prob, a imagem eh mto maior doq eu quero, e qdo tirada com a camera, do interior, fica mto escura mas tb mto grande.
Realmente essa não é a melhor imagem para o que pretende, tente arranjar uma hdri diferente, normalmente para essas situações é costume utilizar as Hdri do Peter Guthrie ou da Vizpeople por exemplo, mas aqui no site na secção de recursos você encontra muitas hdri para baixar.
Tem muitos tutos no youtube de como iluminar com hdri é só procurar lá.

Abraço
o problema esta na imagem entao? nao tenho como editar as imagens no proprio 3ds max? obrigado pela ajuda.
ola novamente, utilizei as imagens da viz e do Peter e continuo com o problema....nao tem como eu escalonar ou mover pra perto ou longe a imagem hdri do background?
Thiago posta uma imagem do que realmente você quer fazer que fica mais fácil.
Eu ja postei rs...a imagem do background fica mto \"proxima\", desproporcional com minha maquete. Nao consigo utiliza-la como background pois fica estourada.
Talvez vc tenha q regular o gamma de entrada e da imagem q vai ser renderizada, pra aproveitar melhor os hdri..

Mas na interna achei q iluminou até bem, ia ficar bom combinando com luzes internas..geralmente pra cenas internas se usa uma imagem de cena interna pra iluminar, mas com esse + luzes internas acho q ia ficar bom..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
dependendo de como é o ambiente da HDRI, tanto na reflexão como na imagem de fundo, irá ficar grande mesmo.

quando vc usa uma HDRI no modo de mapeamento esférico ela irá irá aumentar bastante o seu tamanho (na verdade será esticada na horizontal e vertical) para conseguir englobar toda a cena.

para vc entender melhor o que eu estou dizendo insira uma esfera englobando toda a cena, aplique a HDRI na esfera e veja o tamanho que ficará o ambiente da HDRI em relação a cena.

Se preciso, troque as Normals da esfera para vc ver por dentro dela.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 549, sendo 2 membro(s) e 547 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.