Primeiramente, caso tenha mais q 1 milhão de polys na cena, costuma demorar mesmo.. hehe.. Teve uma vez (ano passado) q eu tava fazendo uma floresta pra uma cena e tal, e eu realmente gostava de criar as coisas \'pra cena\' mesmo e tal (n usei xrefs, proxys, etc.. embora devia ter usado hehe.. e imagino como provavelmente sendo coisa similar aí com vc...)...
Aí tinha um monte de grama, arvores, e tudo o mais em poly..
E então chegou um momento quando, simplesmente, o autosave levava uns 3 minutos (e eu tinha deixado o autosave pra salvar a cada 5 minutos) e então terminava um autosave, travava a viewport, dava 2 segundos pra mexer na cena e começava o autosave de novo XDD... BASTANTE CRUEL!!!
Tente aprender a articular \'referencias externas\' (\"Xref\" ou \"Proxies\" dependendo do renderizador), q aí, imagina q as graminhas e arvores (milhares de milhões de cada uma, e cada uma dessa com muitos polys) vão estar como \'instancia\' de outra cena, e então não terão q ser \'pensadas\' a cada momento, pra serem exibidas na viewport..
Mas, (imagino q depois de ler o acima dê pra entender o sentido disso), 3 minutos pra uma cena ALTAMENTE complexa, realmente, c vc for ver, n é muito n... Tenta articular Xrefs e Proxies, pra agilizar seus processos, é facil de compreender e bastante útil tbm.. vc vai gostar disso qdo for salvar e ele (o comp) só \'pensar\' uns 5 segundos =D...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..