Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Viewcg   Sertãozinho - SP
WinterPT   Portugal - AC
Carlos Emanoel   goiania - GO
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
ricardoc   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

AndreMaia   Feira de Santana BA - BA
Rolnei   São Paulo - AC
Mauricio Jr.   Uberlandia-MG

Converter Autodesk Material para VRay Mtl

Por: Starter  

Em: 15/09/2015 13:14

Alguém aí conhece algum script que funcione para converter materiais Autodesk para VRay?
Baixei alguns scripts mas eles só convertem os materiais Arch&Design para Vray, os materiais Autodesk até convertem, mas perde todos os mapas e fica tudo cinza.
Seila conversor nunca funciona bem, se ele ja muda é so escolhe o caminho das texturas depois e ajustas os materias
Eu prefiro fazer sempre os meus materiais, inclusive prefiro fazer materiais novos por cada projecto. Antes até criava biblioteca de material, mas já nem isso faço acho bem mais rápido fazer novo e já adequado à cena do que alterar o que está feito.
Em relação à converter os materiais, só achei que tinha algum script que convertesse esse material Autodesk para Vray.
Agora, pensando em criar os materiais, é claro que se ajustar um por um, a qualidade do shader será outra coisa, mas eu perguntei pelo seguinte, estou começando a trabalhar com VRay, sempre trabalhei com o Mental e no caso dos meu modelos 3D, eu faço tudo no Revit.

Meu workflow sempre foi dessa forma, linkar o modelo do Revit para o Max, fazer um pequeno ajuste na iluminação e já renderizar umas imagens prévias, já que na importação, o Max importa todos os materiais do Revit perfeitamente, mas criando materiais Autodesk, pq tudo que está configurado no Revit, o Max converte muito bem, então materiais foscos de parede, vidro, metal, piso, translúcidos, já vem de boa, com reflexos e transparências corretas, e no caso do Mental, é bem tranquilo pra renderizar com esses materiais.
Então um pequeno ajuste na iluminação já é o suficiente pra eu ter umas imagens prévias de qualidade bem aceitável, é claro que depois eu venho ajustando todos os materiais, e alguns trocando para Arch&Design, mas a princípio eu já ganho um bom tempo.

Já no caso do VRay, essa agilidade pelo jeito não vou conseguir logo de início, até pq vou precisar trocar todos os materiais Autodesk para Vray manualmente, só pra depois então eu ajustar uma iluminação e ter algumas imagens prévias.
Por isso perguntei se teria algum script que fizesse a conversão automaticamente, só pra eu ganhar um tempo inicial e depois ir ajustando tudo que preciso.
Starter se você tem um script que converte os materiais Autodesk, faz o download de outro que carregue os mapas em falta para si.
Eu utilizo muito o Relink Bitmap, experimente pode ser que goste.

Abraço
Olá freenando, então, os scripts que eu consegui, converte materiais Arch&Design na boa, preservando todos os mapas, precisando fazer alguns ajustes no shader do material, mas quando tem material Autodesk, os scripts até convertem, mas perdem todos os mapas, configurações de transparência, brilhos e reflexos, ou seja, ele cria um material padrão VRay zerado, fica tudo cinza, é a mesma coisa de pegar um material VRay padrão cinza e aplicar em tudo. Aí nesse caso é inviável usar o script pra fazer a conversão.
Ah ok, percebi que o script convertia na boa só perdia os mapas, assim fica mais difícil mesmo.
É como eu digo a melhor solução é refazer os materiais mesmo ou então ficar pelo Mental Ray.
Veja se este script ajuda.

http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/autodesk-material-converter

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711065.

Total de membros registrados: 138544

Últimos membros registrados: brunovidart, breno915, gustavovladson, Ronson, emerson_di, Nicole_felix15, ukhovit, lumileanprüfen.

Usuário(s) on-line na última hora: 604, sendo 2 membro(s) e 602 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emerson_di, JesusEnzo .

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.