Em relação à converter os materiais, só achei que tinha algum script que convertesse esse material Autodesk para Vray.
Agora, pensando em criar os materiais, é claro que se ajustar um por um, a qualidade do shader será outra coisa, mas eu perguntei pelo seguinte, estou começando a trabalhar com VRay, sempre trabalhei com o Mental e no caso dos meu modelos 3D, eu faço tudo no Revit.
Meu workflow sempre foi dessa forma, linkar o modelo do Revit para o Max, fazer um pequeno ajuste na iluminação e já renderizar umas imagens prévias, já que na importação, o Max importa todos os materiais do Revit perfeitamente, mas criando materiais Autodesk, pq tudo que está configurado no Revit, o Max converte muito bem, então materiais foscos de parede, vidro, metal, piso, translúcidos, já vem de boa, com reflexos e transparências corretas, e no caso do Mental, é bem tranquilo pra renderizar com esses materiais.
Então um pequeno ajuste na iluminação já é o suficiente pra eu ter umas imagens prévias de qualidade bem aceitável, é claro que depois eu venho ajustando todos os materiais, e alguns trocando para Arch&Design, mas a princípio eu já ganho um bom tempo.
Já no caso do VRay, essa agilidade pelo jeito não vou conseguir logo de início, até pq vou precisar trocar todos os materiais Autodesk para Vray manualmente, só pra depois então eu ajustar uma iluminação e ter algumas imagens prévias.
Por isso perguntei se teria algum script que fizesse a conversão automaticamente, só pra eu ganhar um tempo inicial e depois ir ajustando tudo que preciso.