Oi Felipe, tudo bem?
Isso são coisas que só com muita prática no 3ds max, se tivesse passado estes 7 meses em cima do programa com afinco, já estaria por dentro disso, que é uma parte básica, mas dá para escrever página se páginas sobre estes assuntos, o Max é super complexo e leva anos para dominar.
O lance de modelagem, a gente edita a malha, as vezes pode ser os vértices da malha, mas também pode ser os polígonos, as Edges, as bordas. Normalmente se modela mesmo com Edges e bordas, depois edita e refina a malha com polígonos, e vértices.
Pode começar por qualquer objeto, depende do que vai fazer, mas normalmente é com o Plane, usando apenas uma face, para poder iniciar.
Sobre as cenas de casas, são chamadas de maquetes eletrônicas, isso são projetos que serão contruidos, portanto, antes do 3D tem a plata baixa feita no AutoCAD ou programa similar, que são apropriados para isso, nestes programas você cria as paredes, portas e janelas em 3D, e exporta para o 3ds max, que é um programa artístico e não de projeto, nele você dá o acabamento deixando o modelo da casa com qualidade de foto.
Para aprender a fazer tudo isso, um bom começo é ler todos os tutoriais da Três D1, ver todos os vídeos da RedPixel, ler o help do Max, ler tutoriais de sites estrangeiros, acompanhar fóruns como este, e se dedicar muito.
Abraços