Oi Tiago,
Abaixo segue a resposta do André.
-----------
Oi, tudo bem?
Realmente é normal sentir estas dificuldades quando migra de programa porque a gente continua pensando na forma de fazer as coisas igual no programa anterior.
Isso acontece com qualquer programa, antigamente quem era muito acostumado com o AutoCAD sofria mais para aprender o 3ds max do que uma pessoa que numa tinha usado 3D.
Na migração do AutoCAD para o Revit é a mesma coisa, então, apenas precisa aprender a pensar da forma que o 3ds max pensa.
É possível criar linhas guia no Max, mas não com a mesma facilidade do SketchUp, pois existem outras ferramentas mais práticas do que as linhas guias.
Para criar uma linha como guia no Max você vai usar a ferramenta normal de linha e depois pode usar os recursos da Edit Spline para dividir em segmentos iguais e usar os vértices como Snaps.
Você pode desenhar linhas no Max igual faria no AutoCAD, por exemplo, inicia com um ponto, que pode ser feito inserindo valores precisos no painel Creat na lateral, usando o Keybord Entry.
Depois, pode seguir adicionando segmentos com medidas precisas usando o Keyboard Entry e também digitando R antes de qualquer valor para indicar que o novo ponto é a partir da posição do ponto anterior, é o mesmo que o símbolo arroba no AutoCAD.
Estando com as linhas desenhadas e divididas conforme a sua necessidade, poderá usar os diversos recursos de Snap para \"pegar\" onde quiser nestas linhas.
Mas como disse acima, normalmente não usamos linhas guia no 3ds max, pois o comum é importar a planta baixa e ela que serve como guia, as linhas da própria planta baixa do projeto original que são usadas como guia.
No 3ds max você vai apenas modelar, não vai desenhar o projeto, ele já existe e já foi desenhado com precisão em algum Soft de CAD, então, é melhor usar o próprio projeto para modelar a alvenaria em vez de ter que desenhar e se preocupar com medidas precisas novamente, entende?
Agora, se precisar fazer uma linha reta com precisão no Max, você pode segurar o Shift para travar a linha em 0, 90, 180 e 270 graus, pode usar o R na frente dos valores numéricos para indicar que é relativo a posição anterior, no menu Creat Helpers tem vários recursos que podem ajudar como o Grid para criar grids personalizados, funciona igual ao UCS do AutoCAD, é um plano que você pode colocar em qualquer lugar para desenhar e modelar baseado nas coordenadas e na posição dele, outro recurso do Helpers é o Tape, que cria uma régua, mas não é muito usado, não é prático, você pode usar o Measure Distance que fica no menu Tools para medir coisas com mais facilidade.
Eu creio que os 4 primeiros tutoriais desta página vão te ajudar a conhecer melhor as principais ferramentas do 3ds max: http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-basico
Lá eu faço uma descrição delas e assim você poderá fazer uma relação com as ferramentas que está acostumado no SketchUp.
Mas qualquer dúvida que tiver durante este processo de migração é só falar, aos poucos você vai se sentir confiante no 3ds max e logo verá que fez a melhor escolha.
Abraços e tudo de bom.