Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Mineirinho   Varginha/MG - MG
EvandroGP   Paraná - PR
claudiosdr   Brasil - CE

Portfólios Ver Mais

Jailton   recife-pe
jjacq   são paulo - AC
JUNIOR FERREIRA   Cajazeiras-PB - SP
Serial   São José do Rio Preto - SP - AC

Render do V-ray esta estourado.

Por: Antonio Neosmar  

Em: 26/10/2017 12:34

olá pessoal, boa tarde.

Estou renderizando um stand, usando o vray 3.6 no max18 , estuusando as luzes vraylights. uma encima e duas ns lterais, fiz algumas alterações no vray que me passaram aqui no site, más não sei o que esta acontecendo.

Alguém pode me ajudar?
Abração
Oi Antônio, tudo bem?

Eu acredito que seja o controle de exposição, pois tudo depende da exposição da câmera.

Se tem muita luz na cena você precisa aumentar o valor do EV na Physical Camera para filtrar mais a luz e não "queimar o filme", ou seja, obter uma imagem toda branca.
Por outro lado, se tem pouca luz na cena você precisa diminuir o valor do EV na Physical Camera para deixar passar mais luz e não gerar uma imagem escura.

Portanto, se estiver com o EV alto demais para luzes artificiais, elas não vão aparecer com a intensidade certa na cena e dai você cai no erro de aumentar a intensidade das luzes para valores irreais quebrando a física correta da iluminação.

Uma luz artificial normal fica entre 150 e 2000 Lumens, apenas Spots são mais fortes do que isso e luzes industriais.
O EV para cenas internas fechadas usando apenas iluminação artificial vai de 2 a 5 mais ou menos, o mesmo que serve para iluminação de cenas internas noturnas.

Faça alguns testes com EV mais baixo para ver se resolve.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira

Oi Antonio. Encima do que o André passou, no seu caso ai, alêm da exposição da câmera (quem controla o quanto passa é ela) tem que ver se você vai regular a camera ou as luzes.

Por padrão o vray seta as luzes por unidades genericas, voce pode trocar por lumens se quiser uma aproximação real, mas tudo vai ser filtrado pela camera, se estiver em um valor realista de lumens, a camera precisa estar tambem em uma configuração ideal.

Recomendo subir o multiplier das luzes, se estiver 30 (padrão) coloca 100. Elas ja sao bem grandes, o que vai proporcionar uma luz mais suave e cobrir toda a cena.

Outro coisa, eu acho que o "CROP" da cena, do stand em si, está pequeno na imagem, melhor aproveitar e aproximar a camera fechando mais na cena.

Oi Diego, tudo bem?

Agradeço muito por você ajudar o Antônio, aos poucos ele vai ficar bom em render.

Sobre a iluminação, tem quatro grandes vantagens de trabalhar com medidas reais para as luzes, você evita artefatos e problemas que podem aparecer por causa de áreas muito brilhantes e reflexos muito intensos, que obrigam a aumentar o AA para suavizar o serrilhado em torno deles e/ou os Fireflys produzidos em reflexões difusas, além do rebatimento muito intenso de GI entre outros, também pode simular a intensidade da iluminação de lâmpadas reais, comumente importante para projetos de estande, ainda consegue obter facilmente o mesmo resultado em vários renderizadores diferentes, mas para mim a principal vantagem é não precisar fazer render de teste para ajustar a iluminação, depois que pega a prática sempre acerta de primeira, no máximo tem que fazer pequenos ajustes na exposição realmente em tempo real na imagem com qualidade final no Frame Buffer, mesmo em cenas com centenas de luzes, que normalmente ficaria lento no Preview com Raytrace progressivo para ajustar cada luz na Viewport.

Esse é um dos principais motivos que não gostei do Arnold no Max, pois a luz nativa dele não oferece a possibilidade de trabalhar com unidades reais igual todos os outros renderizadores, tem que usar a Photometric do Max que não é boa com Area Light retangular.

Na câmera não é tão importante trabalhar com valores reais, exceto quando vai aplicar Depth Of Field e Motion Blur, pois nestes casos os valores reais ajudam muito a obter efeitos realistas e/ou enquadrar 3D com fotos e vídeos reais.

Abração e tudo de bom.

André Vieira

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711055.

Total de membros registrados: 138527

Últimos membros registrados: breno001, erotique, Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts.

Usuário(s) on-line na última hora: 1199, sendo 13 membro(s) e 1186 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Sergio1987, JMDesign, Geraldo Nunes, Celso Borttoloto, Daniel Monteiro, Osvaldo Arquiteto, billypaul, Adalberto Rocha, Roberto Movanni, wilsimar, TadeuB79, Fabio Catelleno, Fernando Cunha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.