Oi pessoal, tudo bem?
A cena usada é o estúdio de teste que está para download aqui na 3D1, eu não sou um especialista no V-Ray, mas sempre consegui fazer tudo que quis com ele, na minha máquina modesta i5 levou 4 minutos e 18 segundos para renderizar, como mostra a primeira imagem em anexo, isso enquanto eu respondia o fórum e ouvia a Jovem Pan pelo Youtube.
Portanto, se o Antônio não alterou as configurações da cena e apenas adicionou o estande dele, certamente o problema está nos materiais ou na iluminação do estande e não na iluminação do estúdio.
Claro que a cena de estúdio da 3D1 está configurada com valores altos para o GI, sampleamento e AA, pois foi feita para que iniciantes não encontrem problemas como Noise e manchas de GI quando forem renderizar seus projetos.
Um usuário experiente pode otimizar drasticamente a cena e renderizar em menos de 1 minutos modificando apenas dois parâmetros, o Preset do Irradiance Map para Low e o Subdivisions para 32, por exemplo.
A iluminação da cena foi feita de acordo com a iluminação usada em estúdios de fotografia e televisão, portanto, tem um ciclorama branco de 180 graus ao redor do estande que precisa ser iluminado adequadamente igual acontece num estúdio real, mas estas luzes são muito leves porque não participam do Raytrace, não produzem sombras e estão incluidas no Irradiance Map, como mostra a segunda imagem em anexo.
Sendo assim, apenas 3 luzes iluminam as laterais e a frente do estande, outra luz ilumina de cima para criar uma sombra difusa suave em torno do estande e a Dome Light gera a iluminação do ambiente do estúdio com uma HDRI de barracão, que deve ser fraca como acontece num estúdio de verdade, a Dome Light também está incluida no Irradiance Map.
Se deletar as luzes do estúdio e iluminar apenas com a HDRI da Dome Light, vai gerar sombra do ciclorama para cima do estande.
Pode ser que ele tenha colocado materiais Standard ou Arch&Design na cena, luzes Photometrics com IES, materiais VRayMtl de bibliotecas antigas sem otimização dos parâmetros, material Blend em vez do VRayBlendMtl, coisas deste tipo.
Eu sugiro que o Antônio delete as luzes que criou e aplique material cinza fosco em tudo, depois vá renderizando a cada novo material, biblioteca ou luz que adicionar na cena, assim vai conseguir identificar o que está elevando o tempo de render.
Abração e tudo de bom.
André Vieira