Oi Stela, tudo bem?
Desculpe a imensa demora para responder, tirei férias nas últimas 3 semanas e retornei ao normal hoje.
Sobre a questão do Gamma, está correto com 2,2, pois este é o valor usado para compensar a curva de Gamma do monitor, se usar valores menores a imagem aparecerá mais escura do que deveria e se usar valores maiores a imagem aprecerá mais clara do que deveria.
Você pode ver isso nitidamente em tempo real se estiver com uma imagem renderizada no Frame Buffer padrão do 3ds max, ao modificar o valor do Gamma a claridade da imagem será modificada ao mesmo tempo no Frame Buffer.
Isso não acontece em outros Frame Buffers como o do Plug-in VFB+, por exemplo, pois cada um tem a sua forma particular de tratar o Gamma.
Este recurso é utilizado para você visualizar as cores e a intensidade da imagem e dos materiais corretamente, sem ele você vê tudo mais escuro no Render e no Material Editor, então, não consegue configurar adequadamente as luzes e os materiais.
O Max exibe dois tipos de perguntas quando abre arquivos com padrões diferentes, uma delas é sobre a correção de Gamma, mas normalmente só aparece com arquivos antigos, já que faz um bom tempo que o Max vem configurado com o Gamma 2,2 por padrão.
A outra pergunta aparece quando o arquivo que está abrindo utilizou uma unidade de sistema diferente da que você está usando.
Essa questão das unidades é complexa porque mesmo usuários avançados e experientes no programa nunca pararam para testar e não perceberam a diferença imensa de trabalhar na unidade padrão do Max ou em qualquer outra, também porque muita gente disseminou informações erradas sobre as unidades do 3ds max na internet e a maioria das pessoas adotaram.
Agora, seja como for, se apenas alterar a unidade do sistema para qualquer uma das disponíveis no programa sem modificar o valor da unidade no campo Unity, tudo vai funcionar corretamente, porém, terá que configurar mais parâmetros de cada recurso que utilizar porque os valores padrões que vêm configurados nos recursos não serão mais adequados para a unidade que está usando e isso é mais nítido quanto maior for a distância entre a unidade escolhida e polegadas, que é a unidade padrão do Max.
Portanto, se mudar a unidade do sistema para centímetros será mais difícil perceber a diferença do que se mudar para metros, pois centímetros é bem mais próximo de polegadas do que metros.
Muita gente que usa o V-Ray adota centímetros nas unidades do sistema, mas obviamente o Render funcionará normalmente se manter a unidade padrão do Max e apenas mudar o Display do Units Setup para centímetros, como recomenda o próprio Help do Max, assim, poderá ver tudo em centímetros da mesma forma e facilitará a sua vida no trabalho diário com o programa, mas se adotar centímetros nas unidades do sistema também vai funcionar.
Sempre que abrir um arquivo num padrão diferente de unidades do sistema vai receber essa mensagem e se aceitar a modificação, o Max ficará configurado com a unidade que está no arquivo que abriu.
Se não aceitar a modificação e pedir para converter a cena para a unidade que está no seu sistema, a cena será escalonada para se adequar a unidade que você definiu, para maquete isso normalmente não é problema porque não tem Rig, mas em cenas com Rig pode dar problema depois dessa conversão.
E sobre as casas decimais, creio que o New já explicou bem, você pode configurar com quantas casas quiser, mas é ruim trabalhar com muitas casas decimais.
O valor do EV é bem variável de acordo com a iluminação da cena, por exemplo, no Mental Ray ele é ajustado automaticamente de acordo com a luz que criou primeiro na cena, se criar uma luz Photometric ele vai aparecer com valor baixo porque imagina que a cena é noturna, mas se criar um Daylight ele aparece com valor alto porque imagina que é uma cena diurna.
O valor 6 é o padrão médio que aparece com o V-Ray, mas normalmente você vai modificar conforme a sua cena.
Quanto maior o EV, mais escura fica a imagem e quanto menor o EV, mais clara fica a imagem, então, em cenas diurnas com sol forte você vai usar valores maiores, próximos de 14, mas em cenas internas noturnas apenas com luzes artificiais você vai usar valores menores próximos de 3.
Abração e tudo de bom.
André Vieira