Oi Alexandre, tudo bem?
Eu sinto não saber como te ajudar ou pelo menos dar alguma dica, pois nunca estudei o Corona, conheço bem apenas o Mental Ray, Iray e Redshift, também conheço um pouco de V-Ray e Arnold, mas o Corona eu nunca usei.
Entretanto, pelo que leio e acompanho do mundo 3D, eu não acho uma boa idéia migrar para o Corona, pois ele foi comprado pela Chaos e tende a desaparecer mais cedo ou mais tarde, já que a Chaos não vai privilegiar o Corona em detrimento do V-Ray.
Entendo a sua relutância em adotar o V-Ray, mas se você trabalha na área de maquete terá muita desvantagem usando outro renderizador, pois todas as bibliotecas para maquete são texturizadas com o V-Ray, as vezes tem algumas para o Corona e para mais nenhum outro render, isso faz muita diferença na produtividade e na qualidade final da imagem.
O V-Ray evoluiu bastante nos últimos anos e a partir da versão 3 passou a oferecer todos os recursos que tinha no Mental Ray como Rounded Corner e Aerial Perspective, por exemplo, também otimizaram a interface para facilitar o acesso as configurações principais e nem preciso te falar da quantidade de material de estudo e pessoas para te ajudar que vai encontrar se escolher o V-Ray.
Se você for estudar o V-Ray, eu indico o ótimo vídeo curso do Cleber Machado que temos disponível aqui no 3D1:
http://3d1.com.br/dvds/cursos/video-curso-v-rayVocê pode assistir uma aula de exemplo e ver todo o conteúdo do curso no link, as imagens exibidas na publicidade são criadas e explicadas detalhadamente durante o curso, além de abordar profundamente a composição de materiais realistas.
De qualquer forma, se realmente não quiser usar o V-Ray de jeito nenhum, então, eu indico o Redshift, ele é o renderizador mais veloz que já usei, conta com ótimos recursos de materiais, inclusive um material Architectural similar ao Arch&Design, é muito simples de configurar e "pensa" bem parecido com o Mental Ray.
Porém, o Redshift é híbrido nativamente, ou seja, ele usa todos os recursos da CPU do computador em conjunto com todos os recursos da GPU da placa de vídeo, por isso que é tão veloz, mas exige placa de vídeo com tecnologia CUDA da Nvidia para funcionar.
As placas GTX dos últimos anos possuem a tecnologia CUDA, mas quanto mais Cores CUDA e memória tiver, mais rápida será a renderização.
Se tiver interesse você pode saber mais sobre o Redshift neste artigo que publiquei:
http://3d1.com.br/tutoriais/utilidades/artigos/a-rapidez-e-qualidade-do-redshiftAbração e tudo de bom.
André Vieira