Andre Vieira:Olá André Vieira, muito obrigado pelas dicas!
Oi Sérgio, tudo bem?
O ideal é você simular a luz igual ela é na verdade, por isso que eu gosto de trabalhar com Candelas ou Lumens em vez de intensidade genérica, porque dai fica fácil se quiser simular uma luz de 100W ou de 500W por exemplo, também sempre sabe se a luz ficará fraca ou forte para o ambiente de um determinado tamanho e se precisar mudar de render ou for usar outro programa como Unreal, não vai ter que se adaptar as unidades, poderá usar os mesmos valores que usava.
Além da intensidade realista, a forma realista da luz também é importante para simular a iluminação com fidelidade, então, o ideal seria usar uma Shape de Disc em vez da Rectangle e ajustar o tamanho do Disc para o tamanho da Spot, assim eu aposto que não haverá as áreas iluminadas nas paredes, pois parece ser a iluminação vinda das luzes retangulares.
Se achar que a cena escureceu por causa do tamanho das luzes, você pode ajustar a claridade facilmente no EV da Physical Camera a partir do 3ds max 2016, EV maior escurece e EV menor clareia.
Se pegar o jeito de trabalhar assim, de forma fisicamente correta, além de ser mais fácil configurar, chega uma hora que nem precisa testar Render, pois já sabe como vai ficar.
Abração e tudo de bom.
André Vieira
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711054.
Total de membros registrados: 138525
Últimos membros registrados: Amândio Augusto Tavares , miteoelon, JointCare11, LumiLeanAvis Prix, psoriol, Miltonsroberts, degmon026, Mvyeira .
Usuário(s) on-line na última hora: 1031, sendo 5 membro(s) e 1026 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Willmitnick, CNC, Eduardo Ramos, Junior, Alessandro.Marcos.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .