Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Diego Dneo   São Paulo - PR
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Ericki7   Paraná - PR
jimmy ribas   curitiba pr - PR
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

izabellima   Vitorino-PR - ES
Lui   Curitiba
jjacq   são paulo - AC

Composição foto e 3D

Por: Edivalle  

Em: 12/05/2005 13:34

Pessoal estou com um pequeno grande problema...kkkk Eu trabalho em um estudio de fotografia e faço composições de fotos e 3D, comecei recentemente... Mas meu problema é o seguinte, quando eu coloco a imagem no background da view, (são cenas de ambientes internos) e depois importo o modelo em 3D, utilizo o Scketchup para modelar, esse modelo vem muito pequeno...aí tenho q redimencionar ele todo na view para se encaixar na foto....lembrando q tanto o max quanto o Scketch estão com a unidade metrica de medida... Gostaria de saber de vcs como eu faço para esse background ficar na proporção real, qual o tamanho correto da imagem q devo usar dentro do max para que meu modelo se "encaixe" diretamente nele, fazendo só os ajustes de perspectiva... Se alguem tiver essa resposta, com certeza me ajudarão muito... Muito obrigado, e parabéns a todos pela comunidade
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
Olá amigo, qual o software que vc está usando na composição? Existe um tutorial sobre composição 3d aqui mesmo na 3d1! e tbm em: http://cgbrasil.net/portal/viewtopic.php?t=218 Espero que isso ajude!
www.klaudin.com
Olá Klaudin, valeu por responder.... Mas eh o seguinte....eu uso o 3D Max e o Photoshop... Meu problema naum eh na composição e sim na imagem que coloco como background na view, uso ela pra referencia, para implantar o modelo 3D por cima...e o que ta dando problema eh q o modelo q importo para a cena fica muuuiiiitoooo menor q a imagem da view saca ? Aí eu tenho que redimensionar o modelo todo, saindo da unidade de medida, q esta em metro... Gostaria de saber como devo colocar essa imagem na view como background, qual o tamanho tem que ser para ficar certinha com o modelo feito em 3D, se a cena e o modelo tem as mesmas medidas...entendeu ? Se tiver uma luz agradeço.... Obrigado
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
é... que eu saiba, as medidas métricas do max não engloba o background, mesmo pq o max não tem como adivinhar o tamanho do que está dentro da foto hehe. Acho que isso deve se dar pelo fato de a foto estar em uma resolução muito grande (talvez). A proporção do objeto modelado em relação à foto tem que ser feita manualmente. Mesmo pq o que importa realmente é o objeto estar na proporão em reação a si mesmo, pq na foto a perspectiva dá a ilusão de um objeto ser maior ou menor do que outro. Se o do objeto deve ser considerado milimetricamente, é o caso de vc marcar o ambiente que vai fotografar. Por exemplo: uma cadeira de 1,2m de h que deve ficar encostada na parede. Põe uma marca na parede com 1,2m bate a foto, adiciona o objeto modelado, ajustando com a marca e depois apague-a no PS. Mas acredito que o mais importante é o objeto e a fotografia estarem respectivamente na proporção entre si mesmas. O resto se ajusta na raça. PS: se vc quiser diminuir o tamanho da foto, é no material editor (tecla de atalho M) mas ela não estará na medida métrica. A não ser que vc a coloque como textura de um plano. Aí o plano vc regula em metros, mas acho q isso não ajuda muito
Fusca 1.0 alcool, 89, farol de milha (agora com roda gaúcha e toca fitas!!)
Entendi, realmente faz muito sentido o que vc disse.... Mas então gostaria de saber uma coisa, como se usa camera match ? como eles fazem encaixar perfeitamente atraves das propoções ? eu nunca consegui usar a camera match, ja vi um tutorial na evermotion, mas naum adianta, tentei de todas as formas e naum consigo criar a camera, da erro de posição toda hora.... Se alguem souber como se usa a camera match pra valer e puder me ajudar, posso até pagar pela aula, pq realmente meu emprego esta dependendo de agilizar esse processo... Meu msn é [email protected] e-mail [email protected] Estou precisando muito mesmo Muito obrigado pela atenção dos dois amigos, klaudin e Alberto....
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
No help dpo MAX tem um tutorial. alem disso acho que você tb deverá usar o camera map
n00b
Oi Valle, tudo bem? Veja só, o Max é um programa artístico, ele não é bom com medidas. Deve tomar muito cuidado quando alterar as unidades do programa, porque dependendo da forma que fizer, tudo vai começar a dar errado. Não basta mudar para Meters lá no Customize Units, tem que entrar também no botão Units Setup e mudar para Meters, porque se deixar lá dentro em Inches, tudo vai dar errado. Agora, supondo-se que tenha configurado tudo certo, o importante é ajustar corretamente o Camera Match. É super simples, só que depende de você saber algumas medidas na sua foto real. precisa conhecer alguma medida em x, y e z, para poder criar um eixo de coordenadas com essas medidas precisas usando os Cam Points. Este eixo tem que se encaixar exatamente nos objetos da foto, assim a câmera é enquadrada com perfeição. Com qualquer objeto quadrado da imagem você pode fazer isso facilmente, um degrau por exemplo. O melhor material sobre o assunto é o próprio Help do 3ds max, procure por Camera Match e leia com atenção. Só que não vai importar o modelo e cair no lugar certinho, nem se tivesse modelado no AutoCAD que tem integração total com o Max cairia no lugar certinho, quanto mais em outro programa. Mas com pequenos ajustes você coloca na posição certa. Outra coisa importante é a lente da câmera, tem que ter a mesma abertura da lente usada para fotografar a cena, caso contrário não vai encaixar devido a diferença de perspectiva. Pode ler sobre câmeras e lentes na matéria "Lentes, Câmera, Ação" no site www.tresd1.com.br Com tudo certinho, vai só precisar mover o projeto para a frente da câmera e ajustar o encaixe na foto, isso eu faço com base em modelos feitos no AutoCAD. Abraços
Olá pessoal, valeu pela ajuda... Bem a unidade de medida eu verifiquei e tinha configurado corretamente, inclusive fiz isso seguindo um tutorial daqui mesmo, q naum me lembro agora qual foi.... Sobre a camera match o help realmente está muito bem explicado, acredito q as vezes temos certo preconceito em relação aos helps de programas justamente pq a maioria eh uma porcaria, mas naum eh o caso do Max... Mas agora encontrado a solução vai ser mais facil chegar no que preciso... Muito obrigado a todos pela ajuda... Grande abraço
Eu avistei mais longe que muitos porque fiquei de pé em ombros de gigantes.
Tirando o Help de progamas de fundo de quintal a maioria dos Helps de progamas profissionais são excelentes
n00b
tem alguns programas que o help realmente é uma mé.... para mim, o max foi o programa com o melhor help que ja vi até hoje, o user reference é fantástico, bem explicado e ilustrado. o que eu ainda acho que é fraco é o manual de referência do mental ray que vem com ele, é tipo uma referencia bem técnica nada de explicações e exemplos. parece até que deram ctrl+c e ctrl+v, bem diferente do resto do max. tente por exemplo ver a referencia de um shader do mray, fora os mais comuns que tem explicações no help os outros sao complexos de se entender. Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707798.

Total de membros registrados: 135370

Últimos membros registrados: UserY, claudiobarros46 , fgfg, magreello, gareddure, AHaHallex, Chifekenneth , dsabavda.

Usuário(s) on-line na última hora: 810, sendo 24 membro(s) e 786 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo Junior, Reinaldo Silva, Gabriel.C, Pedro Juliato, TadeuB79, gago, Daniel Monteiro, Thiago Couto, Fabio Amorim, Leonardo, Celso Borttoloto, Le_Andro, OSNAP, emersonforentin, Geraldo Nunes, look, robisonfalco, Abilio, WinterPT, Roberto Movanni, jotasoares, Felipe Duarte, Andre Vieira, marcio.alain.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.