A e-on fez tanto suspense e alarde sobre o The Plant Factory, mas no lançamento frustrou e irritou o público com preços altíssimos e restrições completamente absurdas, como impedir a venda ou distribuição de plantas criadas com o programa.
Muito foi falado sobre o The Plant Factory, a e-on gerou grande expectativa no público exibindo aos poucos imagens e vídeos do Software, além de fazer grande alarde sobre suas facilidades e funcionalidades, porém, no lançamento criou revolta e choveram comentários negativos no Blog que fizeram para divulgar o programa a conta-gotas.
Primeiro o Soft será distribuido em 5 versões que vão de 99 dólares, e só pode converter os objetos, até a versão completa custando 1.495 dólares, sendo que, apenas na versão completa tem o editor baseado em Nodes e mesmo com a versão completa a pessoa não poderá vender ou distribuir os objetos criados com o The Plant Factory.
Além desta restrição completamente absurda, que gerou diversos comentários negativos no Blog do programa, ainda tem outras, como o limite de 1 milhão de polígonos para exportar objetos na versão Studio, que custa 995 dólares, e a impossibilidade de trocar arquivos nativos com outros usuários do soft.
Segundo a e-on, que até já andou apagando declarações que fizeram sobre o assunto, quem quiser vender as árvores e plantas criadas com o programa deve usar a loja da empresa chamada Cornucopia3D, onde eles ficam com 30% do valor, o que irritou ainda mais os possíveis usuários. Mesmo se o programa fosse a oitava maravilha do mundo, com estas restrições e preços fica difícil as empresas adotarem.