A Start-up italiana, FABtotum, está desenvolvendo uma máquina que promete revolucionar o mercado, oferecendo Scanner 3D a Laser, impressora 3D acurada e torno CNC tudo junto no mesmo equipamento e custando 1000 dólares.
A FABtotum é uma empresa Start-up italiana que conseguiu 38 mil dólares de investimento no Indiegogo para desenvolver uma máquina capaz de escanear objetos, imprimir em 3D e usinar, mas o projeto ainda está nos estágios iniciais.
Eles prometem que o aparelho poderá imprimir em 3D com volume de 210 x 240 x 240 mm, que é quase o dobro da Replicator 2 da MakerBot, e usinagem na área de 210 x 240 mm. A precisão da impressão varia entre 0.35 e 0.5 mm, enquanto que a Replicator 2 tem 0.4 mm.
O Scanner 3D ainda não tem muita informação, mas dizem escanear objetos com o mesmo tamanho da impressão 3D, sendo também maior do que o Scanner da MakerBot lançado na semana passada e divulgado aqui, porém, não mencionam a precisão do Scanner. O único detalhe menos atraente é o Scanner dar saída em Point Cloud em vez de OBJ ou STL, obrigando o uso de um Soft gratuito para converter em Mesh e poder salvar em OBJ, mas a extensão do 3ds max 2014 permite importar e trabalhar com Point Cloud normalmente, este recurso estará presente para todos no Max 2015.
Os investidores adquirem o Kit para montar sua FABtotum por 1000 dólares ou recebem montada por 1100 quando o projeto ficar pronto, o protótipo Beta está previsto para Novembro.