Está havendo uma proliferação de Scanners 3D de baixo custo como o Digitalizer e o Photon divulgados nas últimas semanas. Neste vídeo os desenvolvedores mostram o protótipo do Fuel3D, que é um Scanner de mão e captura texturas.
Diferente dos seus concorrentes diretos, o Fuel3D é um Scanner de mão e não usa Laser, ele trabalha com imagem fotométrica e fotografia estéreo, tem a vantagem de ser portátil, não se limitar a um determinado volume e também capturar a textura do objeto. A precisão varia de acordo com a distância do Scanner em relação ao objeto, mas na distância máxima recomendada de 40 cm ele consegue em média 0.3 mm, que é a melhor marca dos concorrentes. Porém, o método de fotometria não é muito adequado para capturar objetos transparentes, reflexivos e côncavos, na verdade ele foi pensado inicialmente para escanear rostos, já que o projeto nasceu no centro médico de pesquisa de imagem da universidade de Oxford, mas os exemplos mostram o Scanner atuando em diversas áreas.
O Fuel3D vem com um programa para gerar o objeto 3D a partir da foto, mas para operações mais complexas como unir várias fotos num mesmo Mesh, recomendam o uso do programa MeshUp. Os desenvolvedores estão angariando fundos no Kickstarter, pediram 75 mil dólares e conseguiram mais de 308 mil até agora. Quem investir 1090 dólares no projeto nos próximos 3 dias que ainda estará aberto para financiamento, receberá o Scanner e uma cópia do programa MeshUP, depois o Scanner será vendido por 1490 dólares.