A Autodesk surpreendeu os usuários lançando o 3ds max 2018.3 com o simulador de fluidos Bifrost integrado, resolvendo uma das maiores deficiências do Soft em relação aos concorrentes, ainda ganhou Motion Field Force e o Arnold foi atualizado.
A notícia que os usuários esperam há anos, uma das maiores requisições nos canais de comunicação da Autodesk como reconhece a própria empresa, finalmente aconteceu, o 3ds max tem um simulador de fluidos integrado no programa com o lançamento do 3ds max 2018.3.
Não é qualquer recurso de simulação de fluidos que integraram como muitos usuários pediam desesperados, tenho certeza que a maioria ficaria satisfeita até com a integração do Lucid Physics, já que o Max é o último a ganhar um simulador de fluidos, mas a Autodesk realmente está de parabéns por integrar o Bifrost, um dos melhores simuladores de fluidos do mundo que permite criar qualquer tipo de efeito com líquidos e similares, desde água até os fluidos mais viscosos como óleos, mel e lava, também trabalha com Multi-Threaded aproveitando todos os núcleos de processamento e calcula a simulação em Background, possibilitando que você continue editando a cena normalmente enquanto realiza a simulação.
É uma notícia incrível e explica porque as últimas atualizações foram tão fracas, pois certamente a equipe estava trabalhando nesta grande integração do Bifrost no Max.
Entretanto, continuo achando estranho este sistema de atualização, onde grandes novidades são lançadas nos Updates em vez de serem lançadas com uma nova versão, mas isso é o que menos importa, contanto que adicionem bons recursos no 3ds max.
Além do Bifrost também incorporaram um novo Force chamado Motion Fields, que oferece recursos para criar diversos tipos de campos de força e pode ser usado para influenciar partículas, fluidos e até geometrias, tudo ao mesmo tempo.
Desta vez a equipe de promoção do 3ds max não deixou nada a desejar, junto com o lançamento publicaram dois ótimos vídeo tutoriais mostrando os principais detalhes do Bifrost no Max, os vídeos estão logo abaixo.
Realmente agora vale a pena migrar do Max 2016 para o 2018, já que o 2017 é inutilizável, pois a simulação de fluidos integrada em conjunto com os recursos que vieram no Max 2017 e não podíamos utilizar, faz do Max 2018 uma grande versão.
Segue abaixo os vídeo tutoriais do Bifrost no 3ds max 2018.3 e você pode ter mais informações na nota da Autdesk clicando aqui.