A Nvidia publicou mais um vídeo mostrando alguns exemplos dos efeitos e recursos propiciados pelo sistema RTX, que permite realizar Ray Tracing em tempo real através da GPU e DirectX, o sonho de todos desde o início do 3D.
Todo mundo que trabalhou ou trabalha com 3D sempre sonhou em ver a imagem 3D com qualidade fotográfica em tempo real, pois o maior martírio do trabalho sempre foi esperar a renderização, problema que inviabilizou a adoção em grande escala de animações de maquete, por exemplo, relegando a animação 3D para o pequeno nicho de vídeo publicitário ou o mercado ainda menor do cinema.
Mesmo para imagens estáticas, não precisar se preocupar em configurar a renderização, apenas a iluminação e os materiais, sempre vendo tudo com qualidade final imediatamente ajuda muito e aos poucos os renderizadores modernos e os muito bem atualizados como o V-Ray se aproximaram da renderização em tempo real, mas ainda tem um tempo de suavização que em breve vai desaparecer completamente, tornando o sonho uma realidade.
Tudo graças a este novo sistema de Ray Tracing Real-Time através da GPU e do DirectX desenvolvido em parceria entre as gigantes Nvidia e Microsoft.
Entretanto, obviamente o Ray Tracing em tempo real exige placas de vídeo que hoje em dia são caras para a maior parte do público e a adoção não será imediata, porém, as placas caem de preço diariamente, as que eram topo de linha anos atrás custam 500 reais agora e o mesmo vai acontecer com estas placas que hoje são as mais fortes.
A Chaos Group deixou claro que vai implantar o RTX no V-Ray e já estão fazendo testes, eles costumam ser rápidos e neste caso poderemos ver o sistema RTX integrado nas próximas versões do V-Ray.
Veja abaixo o vídeo mostrando os efeitos e recursos que o sistema RTX permite traçar em tempo real.