Eu venho criticando os lançamentos do 3ds max nos últimos anos e felizmente alguma coisa mudou, pois o lançamento de hoje foi maravilhoso em todos os sentidos, repleto de informações, vídeos e falaram até o que estão planejando.
Hoje a Autodesk fez um lançamento excelente do 3ds max 2020 com muitas informações, vídeos e até citando projetos para as futuras versões.
Nos últimos anos os lançamentos foram péssimos e critiquei duramente aqui, porque realmente prejudicava muito a nossa divulgação para o público que utiliza o programa há décadas, mas hoje foi perfeito, melhor do que antigamente apesar das poucas novidades.
Veja abaixo o vídeo de apresentação do 3ds max 2020:
Entre as principais novidades está o melhor suporte para Shaders OSL adicionado no Max 2019, agora é perfeitamente compatível com o Quicksilver, que permite renderizar rapidamente por rasterização igual os Renders de Engines de Games, e todos os Shaders são aceitos na Viewport, que está até 2 vezes mais veloz no Preview de animações porque não evolui mais todas as curvas e geometrias em cada Frame, apenas as que mudaram de um Frame para o outro.
O sistema OSL também ganhou mais 14 Shaders prontos para usar, apenas para citar alguns, tem Color Key para recorte de Chroma Key, Color Space para converter entre padrões de cores como RGB e HSV, Halftone e Toon Width para simular Cartoon, Gradient, Tiles, Waveform e Wave para composição procedural, Tri-tone para correção de cores e Falloff.
Veja abaixo o vídeo mostrando as novidades nos Shaders OSL:
O Preview Animation agora permite capturar a animação em tamanho maior do que a Viewport, oferece configurações de qualidade da Viewport Nitrous, aceita selecionar o Codec de vídeo e está até 3 vezes mais rápido.
Veja abaixo o vídeo mostrando as novidades no Preview de animação:
Outro ponto que destacaram foram as melhorias no modificador Chamfer, que recebeu diveros recursos para controlar chanfros, Fillets e Inserts para facilitar a modelagem procedural no programa.
Entre os principais estão o Fixed Weight Chamfer para controlar a espessura do chanfro por Edge e com Crease, oferece o salvamento de Presets ou definição de configurações padrões, ganhou Depth para criar Fillet invertido, além de ferramentas para Insert de polígonos e grupos.
Veja abaixo o vídeo mostrando as novidades do modificador Chamfer:
O 3ds max 2020 melhorou a importação de arquivos do Revit e a exportação de Alembic e Point Cloud.
Agora é possível importar Revit Camera, o sistema Sun and Sky e luzes IES com maior compatibilidade, além das opções Combine By para importar materiais de forma seletiva.
Veja abaixo o vídeo mostrando as novidades de importação:
Por fim, a Autodesk fez uma coisa rara na sua história, apresentou um Roadmap para o 3ds max, ou seja, os planos para o futuro.
A Autodesk sempre disse que não pode ficar falando dos planos futuros por ser uma companhia com ações na bolsa de valores, mas existem trocentas outras empresas de CG ou não que também possuem ações na bolsa e falam dos planos futuros até para atrair mais investimentos, portanto, o problema de Autodesk nunca foi este, mas sim a falta de transparência e respeito com os usuários.
Pode ser que justamente a perda de muitos destes usuários nos últimos anos fez a empresa mudar de postura, pois foi uma mudança drástica.
Segundo Nicolas Fonta, gerente de produtos do 3ds max, é uma mudança em direção a maior transparência e engajamento com a comunidade, ele também disse esperar que as pessoas vejam isso como um comprometimento com o desenvolvimento do 3ds max.
Porém, não garantem que as novidades apresentadas no Roadmap serão implantadas e não fornecem uma previsão para as possíveis implantações.
Entre elas estão a retopologia automática baseada no programa ReCap, Layout procedural baseado no Framework do Bifrost (Max Fluids) e Retargeting de animação através do HumanIK, o antigo Games Middleware da empresa que já está integrado no Maya.
Também comentaram sobre a adição de recursos mais previsíveis como simulação de fogo e fumaça com o Bifrost, igual já existe no Maya, a possibilidade de destacar Viewports do Max e arrastar para outros monitores e a padronização do Workflow em torno no Physical Material.
Ainda falaram que estão trabalhando para o 3ds max passar a aceitar os formatos USD da Pixar e MaterialX da LucasFilm, além do suporte para Python 3.
Você pode ter mais informações sobre o Roadmap do 3ds max clicando aqui.
Para mais informações sobre as melhorias no OSL, clique aqui.
Para mais informações sobre as melhorias na animação, clique aqui.
Para mais informações sobre as melhorias no Chamfer, clique aqui.
Para mais informações sobre as melhorias na importação do Revit, clique aqui.
Para mais informações sobre a compatibilidade com Plug-ins, clique aqui.