Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

new   Belo Horizonte - MG
renatoconti   Londrina - PR - AC
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC
Abducted47   Limeira/Americana - SP
Ricardo   Joinville s/c

Portfólios Ver Mais

Rick render   São Paulo - AC
Nabucodonossor   Porto Alegre - RS
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC

Vídeos do 3ds max 2021

A Autodesk publicou os vídeos do 3ds max 2021 mostrando que o novo Render To Texture é compatível com V-Ray e Corona, a Viewport está mais realista e finalmente o Weighted Normals resolve os antigos problemas de Smooth.


Veja abaixo os vídeos do 3ds max 2021 que estão liberados, pois desta vez resolveram colocar alguns no Vimeo com restrição de reprodução em outros sites, provavelmente para facilitar a divulgação.

A principal novidade é o Bake To Texture, que não substitui o antigo Render To Texture, apenas adiciona uma nova janela com um processo simplificado de Bake, ele também reúne as funções do Render Surface Map, mas o antigo Render Surface Map continua no mesmo lugar, também suporta Blended Box Mapping, Material Overrides e Shaders OSL, além de terem atualizado o algorítimo de geração de Normal Map para o mesmo utilizado por Unreal e Unity, o MikkT Tangent Space Normal Map, que também é exibido na Viewport e aumenta o realismo.

Quem conhece um pouco o 3ds max sabe que desde a versão 5 é possível obter uma visualização com bom realismo na Viewport, basta fazer o Bake da iluminação exatamente igual acontece nas Engines de Games, coisa que no Max dá muito trabalho e demora bastante na renderização dos mapas, mas com o passar dos anos ele foi ganhando diversos efeitos na Viewport que aumentaram o realismo sem exigir Bake de tudo, por exemplo o Ambient Occlusion, e outros que não são possíveis de reproduzir com Bake como reflexos e Depth Of Field, por exemplo, recentemente ganhou o rescuro mais importante para o realismo dos materiais nas Viewports, o Roughness, e agora também exibe o MikkT Tangent Space Normal Map, portanto, junto com o novo sistema de Environment que permite projetar a iluminação de HDRI na Viewport, p artista consegue uma ótima qualidade em Real-Time de verdade, muito similar a que obterá na renderização, pelo menos com o Arnold.

Outra novidade importante e tardia é o modificador Weighted Normals, pois parece resolver os antigos problemas de Smooth nas superfícies que importunam principalmente os desenvolvedores de Games e aplicações interativas 3D desde a primeira versão do programa, ele oferece opções para controlar o Smoothing, Blending e Weighting, permitindo ajustar as Normals de acordo com o tamanho dos polígonos ou o ângulo entre as faces nos cantos do modelo.

A implantação do sistema de OSL no 3ds max foi muito importante para facilitar a adição de novos mapas, pois antigamente precisaria escrever em C e agora pode ser editado por qualquer usuário no próprio Material Editor, eles também são aceitos pelo V-Ray e já somam 126 mapas, portanto, agora foram organizados decentemente em categorias para facilitar a localização.

Na versão anterior os mapas OSL passaram a ser exibidos com perfeição na Viewport, porém, agora facilitaram ainda mais tornando a interface deles dinâmica, ou seja, é possível adicionar e remover recursos instantaneamente, além de criarem interfaces personalizadas para os principais Shaders.

Os novos materiais PBR não eram necessários porque o programa já aceita PBR com o Physical Material e normalmente as pessoas usam o V-Ray ou Corona, que também aceitam PBR, porém, para quem deseja trabalhar apenas com visualização Real-Time na Viewport ou usa o Arnold, é uma opção prática e rápida para reproduzir materiais PBR como os criados no Substance Painter.

As demais novidades são insignificantes para a maioria dos usuários, pois adicionou o Arnold como renderizador padrão, adotado por poucos artistas e geralmente de fora da área de arquitetura, o Scene Converter agora permite converter materiais do Corona e do V-Ray para o Physical Material, mas isso é útil apenas para usuários do Arnold, também melhoraram o ProSound para aceitar mais formatos e acabar com a limitação de 100 Clips, raramente usado, já que normalmente o áudio é adicionado na pós-produção.

Agora, a atualização do Plug-in para ler Substances é uma piada, eles deveriam ter vergonha e retirar do programa, pois ficou muitos anos sem atualização a ponto da Allegorithmic ter que lançar o próprio Plug-in bem tardiamente, prejudicando bastante os artistas de 3ds max que queriam usar Substances, enquanto os outros programas sempre tiveram a versão mais atualizada de graça fornecida pela Allegorithmic porque não licenciaram o Plug-in, então, isso pode fazer os usuários sofrerem para usar materiais Substance nos próximos anos se depender da Autodesk atualizar o Plug-in.

Entretanto, parece que desta vez eles fizeram uma parceria com a Allegorithmic, pois foi a Allegorithmic que publicou o vídeo sobre o Substance do Max 2021, se for verdade não teremos que esperar mais 10 anos para a Autodesk atualizar o Plug-in novamente!

A Autodesk também modificou a forma de exibir as novidades do programa, separando em diversos tópicos e páginas dificultando bastante as coisas, portanto, eu sugiro que leia as novidades no CG Channel porque é mais prático, acesse clicando aqui.

Se tiver paciência para procurar as informações no sistema da Autodesk, clique aqui.

Além disso, dois dos vídeos estão no sistema do Vimeo com restrição, acredito que é porque o programa não precisa mais de divulgação.

Acesse o vídeo sobre Bake clicando aqui.

Acesse o vídeo sobre Substances clicando aqui.















   3ds max
Adminin   Campinas - AC

Faça o login para poder comentar

Marcelo Baglione Comentou em 26/03/2020 18:14 Ver comentário
Adminin Comentou em 26/03/2020 08:02 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707488.

Total de membros registrados: 135148

Últimos membros registrados: Bunny, Evandrotrindade1, HAIRA, agenttina1, projetos3, alicahelen, niaylorhj, Hedden0.

Usuário(s) on-line na última hora: 935, sendo 24 membro(s) e 911 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: emersonforentin, leonilson, Lisandro, Bunny, Thiago, gago, Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, christains, Evandrotrindade1, Allen Anderson, Frederico Wagner N. R., Fabio Catelleno, Sergio1987, clastac, hawph, WALTERSC, Daniel Monteiro, Geraldo Nunes, Elis, marcio.alain, nakan14, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.