O Unity vinha perdendo espaço desde o anúncio do Unreal 5, compraram o SpeedTree e a Weta Digital para recuperar terreno, mas inventaram um sistema absurdo de preços, gerando revolta nos usuários e muitos estão migrando.
Veja abaixo os vídeos do GameFromScratch sobre a auto-destruição do Unity.
O Unity revolucionou o mercado de Games no início da década de 2010 com a ousada proposta de oferecer um Engine de qualidade com versão gratuita contendo pequenas limitações, eu mesmo iniciei meus estudos com o Unity nesta época.
Até aquele momento os Engines custavam uma fortuna e não bastava ter o dinheiro para comprar, pois alguns Engines trabalhavam apenas com grandes estúdios.
Anos depois, em 2014, a Epic Games percebeu a popularidade que o Unity atingiu com a estratégia e resolveu seguir o mesmo caminho, mas oferecendo o Unreal totalmente de graça.
A partir deste ponto os dois brigaram pela hegemonia durante alguns anos, até que a Epic anunciou o Unreal 5 com o Lumen e Nanite, dois grandes avanços, e o Unity começou a perder espaço.
Eles comparam o SpeedTree e a Weta Digital para tentar recuperar terreno, mais recentemente se uniram com a IronSource, uma empresa envolvida em polêmicas, e agora inventaram um sistema absurdo de preços, que cobra por instalação do Game produzido com o Engine, gerando revolta entre os artistas e desenvolvedores.
Devido a péssima repercussão, eles mudaram algumas coisas no novo sistema de cobrança, mas ainda não agradou o público e muitos estão migrando para Unreal, GoDot, Unigine, entre outros.