A Unity anunciou uma reestruturação da empresa com o objetivo de focar no negócio principal, o desenvolvimento de Games, portanto, anunciaram o fechamento da divisão da Weta, adquirida por 1.6 bilhão de dólares em 2021.
Veja abaixo o vídeo do GameFromScratch sobre o fechamento da Weta.
A Unity está passando por momentos delicados depois da reformulação do sistema de Ads da Apple, onde eles faturavam com a monetização dos Games produzidos no Engine, por isso resolveram modificar o modelo de negócio adotando um sistema absurdo de cobrança por instalação de cada Game, gerando revolta nos desenvolvedores e causando a demissão do presidente.
Porém, gastar 1.6 bilhão de dólares para adquirir as tecnologias e toda a equipe de desenvolvedores da famosa Weta Digital, do diretor Peter Jackson, em 2021 e não fazer quase nada com ela também ajudou muito.
A nova direção está fazendo uma reestruturação na empresa com o objetivo de focar no negócio principal, o Editor para desenvolvimento de Games e ferramentas de monetização, portanto, não vão mais tentar seguir a linha do Unreal e abranger outros mercados como animação e produção virtual igual pretendiam, sendo assim, anunciaram o fechamento da divisão da Weta e a demissão dos 265 funcionários.
O Peter Jackson ficou com a equipe de VFX da antiga Weta Digital e passou a chamar de Weta FX, que agora pretende recontratar os profissionais demitidos pela Unity e continuarão a desenvolver as ferramentas para uso próprio deles (in-house), apesar da propriedade intelectual ainda ser da Unity.
Ou seja, mesmo que paguem Royalties pelo uso da tecnologia, saiu cara a brincadeira, enquanto o Unreal desenvolveu seu sistema de produção virtual em parceria com a ILM, sem comprar empresa alguma, em troca, a ILM criou o sistema Real-Time (Helios) que eles usaram para produzir a série O Mandaloriano, sendo que na primeira temporada usaram o próprio Unreal.