A Adobe publicou um vídeo mostrando o novo Substance Viewer, que parece não ter mais a função de exportar texturas e se transformou apenas num meio para enviar o Render de objetos 3D em tempo real para o Photoshop.
Veja abaixo o vídeo de demonstração do novo Substance Viewer.
O Substance Viewer era um programa gratuito e muito útil para abrir materiais Substance, modificar as configurações do Shader e exportar como texturas para usar em qualquer programa 3D, mas foi esquecido depois da Adobe comprar a Allegorithmic do vendilhão, Sebastien Deguy.
Agora, relançaram o programa totalmente desfigurado e parecendo ter como única utilidade a texturização e renderização de objetos 3D para usar no Photoshop, portanto, deveriam ter inventado um outro nome como Photoshop Viewer e deixar o antigo Substance Viewer para quem usa materiais Substance, mas estão fechando o Substance cada vez mais em torno da própria Adobe, é uma pena.
O Photoshop teve um módulo 3D que permitia importar objetos e aplicar texturas, inclusive, a Quixel nasceu oferecendo 3 Plug-ins para texturizar no sistema 3D do Photoshop, o NDO, NNO e 3DO, como você pode ver
nesta notícia antiga do site, mas os recursos de 3D do Photoshop foram removidos em 2021, na versão 22.2, parte destas funções estão sendo restauradas agora com o novo Substance Viewer.