Empresa: Pixologic
site:
www.pixologic.com O Z-Brush é o pioneiro na área de escultura digital e se tornou um padrão de mercado, permitindo criar modelos ultra-detalhados e depois gerando mapas de Displacement e Normal Map para reproduzir os detalhes nos programas normais de 3D, que não suportam tantos polígonos. Também oferece ótimas ferramentas para pintura 3D gerando as texturas de vários canais como Diffuse, Specular, Reflection, Bump, entre outros.
Ele ainda oferece um recurso de modelagem por esferas, conhecido por Z-Spheres, muito parecido com o sistema do antigo Plug-in MetaReyes do 3ds max, permitindo gerar a forma básica do objeto para depois refinar esculpindo os detalhes com Brushes 3D.
Nas versões mais recentes ele recebeu recursos para esculpir objetos inorgânicos com formas retas e quinas, além de outros recursos destinados à modelagem mais precisa como o Shadow Box, que usa imagens em tons de cinza para criar geometria básica 3D.
O Z-Brush também oferece render e pode obter ótimas imagens, mas normalmente a finalização é feita em programas 3D como 3ds max.