Empresa: Mankua
site:
www.mankua.com Kaldera é um plug-in da Makua para fazer baked de textura. Bake é o processo de mesclar todos os efeitos da cena na textura, muito útil na criação de jogos e aplicações multimídia em 3D. Para ter uma imagem realista é necessário renderizar a cena, o que leva muito tempo e é impossível de ser feito em tempo real.
Não tem como renderizar em tempo real recursos como GI e SoftShadows, como também fica difícil de renderizar em tempo real modelos altamente complexos.
O Bake de texturas foi criado para resolver isso, você não renderiza a cena para criar a imagem realista, mas para gravar os efeitos de GI, sombras e detalhes da geometria diretamente nas texturas, aumentando muito o realismo quando são aplicadas em versões simplificadas dos objetos, fazendo parecer que ele tem a mesma resolução do objeto original.
O 3ds max tem um recurso próprio para isso e muito bom, é o render to texture, ele permite gerar Normal Maps, faz Bake de GI, Caustics, Soft Shadows e qualquer recurso de render do Mental Ray.
Mas o Kaldera oferece maior facilidade e alguns recursos exclusivos que permitem gerar Normal Maps mais complexos e elaborados, compondo com canais Alpha, e também oferece filtros que minimizam o aparecimento de artefatos. No início o Kladera era chamado de Texture Kiln, quando ainda estava na versão Beta, e ganhou o nome de Kaldera na primeira versão.