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Scripts

Treemaker

Autor: Shawn Lewis
e-mail/site: sal6@one.net

Script escrito por Shawn Lewis para criar árvores automaticamente, ele oferece diversos recursos para configurar a geração de galhos e folhas, também permite controlar a resolução dos objetos criados, aplicar texturas e escolher a forma das folhas, que são geradas com partículas. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela para configurar e criar as partes da árvore.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Ballsmaker

Autor: Kyung-Sin Kim
e-mail/site: www.teamjoon.com

Script escrito por Kyung-Sin Kim para criar cinco bolas de esportes diferentes, futebol, volley, basquete, baseball e golf. As boas de basquete, baseball e golf são criadas com materiais aplicados, mas o marterial da bola de basquete precisa ser ajustado para ficar correto. A bola de golf recebe um modificador Multi-Res no final, para simplificar a malha, se a bola estiver muito próxima da câmera, você pode diminuir o valor do Multi-Res para aumentar a resolução. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com as opções do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Penpal

Autor: Borislav Petrov
e-mail/site: www.scriptspot.com/bobo

Ótimo Script escrito por Borislav Petrov para simular o \"escrever\" sobre uma superfície, não é um novo material, o Script cria uma sequencia de imagens com o traçado, permitindo que use em qualquer renderizador, inclusive no Mental Ray. Você deve animar a caneta por uma linha, usando o Path Constraint, deixando a caneta penetrar um pouco no \"papel\", o Script identificará o ponto de contato e criará a imagem de cada Frame com o traçado. Você pode definir a espessura e o formato do Brush, inclusive com uma imagem, pode definir a cor do Brush, do papel e configurar opções de Fade. No final, o Script cria e aplica o material no \"papel\" com o arquivo IFL pronto. Para usar, selecione-lo pelo menu Max Script> Run Script, depois, acesse o painel Utilities e clique no botão Max Script, o PenPal aparece na lista do menu.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação, Texturização
Campinas

Bolt

Autor: Peter Tavinor

Script escrito por Peter Tavinor para criar parafusos automaticamente, ele adiciona uma nova primitiva no 3ds max, que gera o parafuso, e oferece diversas configurações para ajustar seu aspecto. A geometria pode ficar com defeitos de Normal, apresentando partes mais escuras, uma boa dica é usar o Modify Smooth e habilitar a opção Auto Smooth, assim, a geometria fica suave. Para usar o Script, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, ele aparece na lista do painel Creat>Geometry. Para o Script sempre ser lido junto com o programa, coloque-o na pasta Startup, dentro da pasta Script do seu 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

TreeMatoGraph

Autor: Borislav Petrov
e-mail/site: http://www.scriptspot.com/bobo

Script escrito por Borislav Petrov para adicionar o recurso de edição de materiais por meio de fluxograma, como é comum em outros softs 3D tornando a edição visual, o que facilita o acesso aos mapas e a visualização geral do material, mas dificulta o acesso aos parâmetros dos mapas e complica a identificação dos mesmos, tornando mais difícil para iniciantes. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, entre no menu Customize>Customize User Interface e encontre o item TreeMatoGraph na lista Action da ficha Menus, arraste este item para um menu, assim, terá acesso a janela criada pelo Script. Ele aceita editar os Shaders do Mental Ray.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Interface, Personalização, Utilidades
Campinas

HandHeld Cam

Autor: Steev Kelly
e-mail/site: www.beautifulrobot.com

Script escrito por Steev Kelly para simular os pequenos desvios causados na câmera quando uma pessoa está filmando, atribuindo mais realidade neste tipo de animação, ele cria estes pequenos movimentos em câmeras paradas também. Para usar, você precisa selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, depois, entre no menu Customize>Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item BeautifulRobot na lista Category, assim, aparece o comando do HandHeld Cam na lista Action, arraste-o para uma posição em qualquer menu. A câmera deve estar selecionada quando você clicar no comando do HandHeld Cam.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação
Campinas

SuperLag

Autor: Michael Comet
e-mail/site: www.comet-cartoons.com

Script escrito por Michael Comet, da Comet Cartoons, para adicionar um novo tipo de Spline IK, ele faz a mesma coisa do Spline IK, mas cria os movimentos secundários automaticamente, como o Flex faz com Mesh, o Super Lag faz com Bones. É ótimo para caudas, antenas, orelhas grandes, trombas e demais partes do corpo de personagens que dependem de movimentos secundários. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, em seguida, entre no menu Customize>Customize User Interface e encontre o item Super Lag na lista Action da ficha Menus, arraste este item para um menu, assim, terá acesso a janela criada pelo Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Animação
Campinas

Magnetic

Autor: Bret Kroll
e-mail/site: www.bretkroll.com

Script escrito por Bret Kroll para distribuir objetos por um Mesh pintando, ele aplica de acordo com o ponto Pivot do objeto e a Normal das faces da superfície que recebe. Você pode escolher fazer cópias, instâncias e referências, também aceita que você determine uma linha para distribuir os objetos, além de outros recursos do gênero. O interessante do Magnetic é que ele preserva suas transformações em relação a superfície, mesmo quando animada, permitindo que seja usado no lugar do Attachment Constraint. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com os parâmetros. O objeto que recebe (Target) deve ser um Editable Mesh.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Legolizer

Autor: André Hotz
e-mail/site: andre@piranha-bytes.com

Ótimo Script escrito por André Hotz, da Piranha Bytes, para transformar objetos em blocos do brinquedo Lego. Ele calcula a quantidade de blocos que você escolher e distribui pela malha do objeto usando o sistema de partículas PArray ou individualmente, como você preferir. Ele leva algum tempo para fazer o cálculo, e quanto mais detalhado for, mais tempo leva. É importante que você altere a escala do Max para centímetros, para ele funcionar adequadamente. Você também pode criar outros blocos para adicionar na biblioteca. Para usar, você deve selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, depois, entre no menu Customize> Customize User Interface e acesse a ficha Menus, encontre o item Piranha-Bytes na lista Category, assim, aparece o Legolizer na lista Action, arraste-o para qualquer menu do Max no quadro da direita.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

RenderWorld360

Autor: Francois Mourlevat
e-mail/site: mourlevat@mail.dotcom.fr

Script escrito por Francois Mourlevat, um dos colaboradores da Discreet (Autodesk) no desenvolvimento do Max 4. Ele faz o render no formato de panorama cilindrico. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script. Aparece uma câmera lincada num Dummy, você deve posicioná-la no centro da sua cena. A partir do Max 6, existe um recurso próprio para renderizar em formato panorâmico e até salvar em QuickTime VR, dispensando o uso de Plugins e Scripts para este fim, você acessa o Panorama Exporter pelo menu Rendering do 3ds max.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Render
Campinas

Brickerizer

Autor: Michael Little
e-mail/site: www.maple3d.com

Script escrito por Michael Little para transformar um Box em tijolos usando vários Boxes pequenos. Você pode configurar a quantidade de tijolos no comprimento e na altura da parede, pode definir a distância entre os tijolos, o tamanho dele e a posição das fileiras, também pode definir um limite de cores para os tijolos variarem. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Script>Run Script, assim, aparece a janela com os parâmetros do Script.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Modelagem
Campinas

Neon

Autor: Marc Lorenz
e-mail/site: http://plugins.angstraum.at

Script escrito por Marc Lorenz para criar materiais luminosos com o Radiosity ou com o Light Tracer, não funciona no Scanline. O Script aparece na lista do Material/Map Browser no Material Editor, é um novo material chamado Neon, ele permite controlar facilmente a luminância de qualquer material aplicado no Slot Base Material, com a configuração padrão você cria Neon azul, basta ajustar as configurações do Light Tracer e renderizar. Para usar, basta selecioná-lo pelo menu Max Scritp>Run Script, assim, o Script é instalado e aparece no Material/Map Browser. Este material não é aceito pelo Mental Ray.

Compatibilidade: 3ds max 5 ou superior
  Iluminação, Materiais
Campinas

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