Este é um pequeno tutorial que antecede os estudos dos mapas procedurais do 3ds max, para conhecer as ferramentas e funcionalidades presentes no Material/Map Browser, muito úteis para gerenciar seus materiais e livrarias, assim, você não vai depender apenas das 24 esferas de amostras no Material Editor.
Primeiro é importante entender a diferença de mapa e material. Ao lado temos o painel Maps do Material Editor, cada material é composto de diversos canais que configuram suas propriedades, estes canais só aceitam mapas para controlá-los, um Material não pode ser usado num canal.
Quando você clica no Get Material, abre o Material/Map Browser com todos os materiais e mapas, quando você clica no botão None de um canal dentro do material, abre o Material/Map Browser apenas com os Mapas.
Clique no botão None na frente do canal Diffuse do menu Maps.
Os mapas no Material/Map Browser são representados por paralelogramos verdes, como mostra a imagem ao lado.
Mais para frente, quando começar a estudar o Mental Ray, seus mapas são chamados de Shaders, tudo nele é chamado de Shader, eles aparecem como paralelogramos amarelos. Os materiais são representados por uma esfera azul, os do Mental Ray são uma esfera amarela. Você pode ler sobre diversos materiais nos tutoriais aqui do site www.tresd1.com.br.
Com estes mapas e com texturas (imagens) você pode criar quase tudo que imaginar. As vezes é uma simples foto de piso cerâmico, as vezes são complexas imagens em tons de cinza ou coloridas aplicada em canais específicos, permitindo criar relevo e dealhes que não existem no modelo, portanto, é muito importante ter texturas e conhecer um pouco de PhotoShop, para pintar e compor imagens quando precisar.
O Material Editor é apenas uma paleta para criar e editar materiais, nas esferas de amostra só cabem 24 materiais. No Material/Map Browser você pode ver e gerenciar todos os mapas e materiais de uma cena ou de livrarias.
Poderá ver como bolinhas também se preferir e tiver paciência, pois dependendo do tamanho da livraria e do peso dos materiais, vai levar algum tempo para renderizar todos.
Feche essa janela e entre agora pelo Get Material, o primeiro botão do lado esquerdo, abaixo das esferas de amostra no Material Editor, como mostra a imagem ao lado.
A janela do Material/Map Browser é idêntica, mas aparecem os materiais também, se reparar melhor, verá que as opções do grupo Show também estão habilitadas, o que não acontece quando entra pelo menu Maps.
No lado esquerdo da janela tem o grupo Browse From, nele define-se qual conjunto de materiais será mostrado, você pode esclher entre várias opções. Começando de baixo para cima, no New aparece todos os mapas padrões e adicionados por plugins para você usar na criação de um novo material. No Scene aparece todos os materiais aplicados na sua cena, isso é muito importante, porque pode ter 100 materiais aplicados na cena, apesar de só aparecer 24 no Material Editor, os que estão aplicados em objetos da cena podem ser colocados no Material Editor a qualquer momento, basta dar dois cliques sobre ele. Mas veja só o que eu disse no início, os materiais só aparecem quando abre o Material/Map Browser pelo Get Material, não pelo botão None dentro do menu Maps. Entrando por estes botões só aparecem os mapas aplicados nos materiais da cena e você pode usar qualquer um, basta dar dois cliques, ele será aplicado no canal que abriu o Material/Map Browser. A opção Selected mostra apenas o material (ou mapas) aplicado no objeto selecionado na Viewport, pode ser mais de um. A opção Active Slot mostra o material da esfera de amostra ativa no Material Editor. A opção Mtl Editor mostra todos os 24 materiais do Material Editor e a opção Mtl Library mostra os materiais da livraria padrão do 3ds max, se foi instalada. Não é bom usar estes materiais padrões, porque todo mundo conhece, você deve criar seus próprios materiais, isso vai influir muito no estilo das suas cenas.
Quando você escolhe a opção Library, aparece os botões Open, Merge, Save e Save As, como mostra a imagem ao lado, com eles você pode abrir uma nova livraria, inserir uma livraria dentro da atual, salvar a livraria atual e salvar a livraria com outro nome, respectivamente.
Quando você seleciona as opções Mtl Editor ou Scene, aparece apenas o botão Save As, assim, você pode salvar todos os materiais que estão no Material Editor ou aplicados na cena e abrir novamente em qualquer outro projeto ou trocar com amigos. Veja que, as texturas (imagens) aplicadas nos mapas e materiais não serão salvas junto com a livraria, o Max vai procurar as texturas nos caminhos que definiu no menu Customize>Configure Paths>External Files, até o Max 7, e Customize>Configure User Paths>External Files após o Max 8. Quando você seleciona a opção Selected aparece também o botão Save As, com ele você pode salvar uma livraria contendo apenas o material do objeto selecionado.
Quando você entra na janela do Material/Map Browser pelos botões None nos canais no menu Maps, aparece a opção para filtrar os mapas na parte inferior da janela, como mostra a primeira imagem ao lado. Essas opções não aparecem quando entra no Material/Map Browser pelo Type Button, mostrado na segunda imagem ao lado.
Com as opções de filtrar mapas você pode mostrar apenas os mapas 2D, entre eles estão as texturas, pode mostrar apenas os mapas 3D, só os mapas de composição, só os mapas de cores ou só os outros, ou seja, os demais, que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores, entre eles está o RayTrace. Na opção All aparecem todos os mapas.
O botão Type Button também é útil para substituir ou adicionar mapas ou materiais no atual, ele mostra o nome do Mapa quando estamos no nível do Mapa e mostra o nome do Material quando estamos no nível do Material. Se está dentro do Diffuse e deseja trocar o mapa atual por outro, pode clicar no Type Button, que vai estar com o nome do mapa atual, e abrirá a janela do Material/Map Browser. Basta escolher o novo Mapa e dar dois cliques nele, aparece a mensagem se deseja descartar o mapa atual ou se deseja usá-lo dentro do novo mapa.
O grupo Show define como os materiais serão mostrados, este grupo não fica disponível quando entra no Material/Map Browser pelos botões None nos canais do material, apenas quando entra pelo Get Material ou pelo Type Button. Desabilitando a opção Materiais, apenas os mapas ficam visíveis, desabilitando a opção Maps, apenas os materiais ficam visíveis. A opção Incompatible é nova, foi adicionada no 3ds max 6 para mostrar os mapas e materiais que são incompatíveis com o render padrão ou com o Mental Ray. Quando você está com o render padrão habilitado, não aparecem os Shaders do Mental Ray, e quando você estiver com o Mental Ray habilitado, não aparecem os materiais e mapas incompatíveis. Com essa opção habilitada, estes mapas e materiais aparecem em cinza. A opção Root Only mostra apenas os materiais, não mostra a hierarquia com todos os mapas aplicados.
Após o Max 6
O grupo Show define como os materiais serão mostrados, este grupo não fica disponível quando entra no Material/Map Browser pelos botões None nos canais do material, apenas quando entra pelo Get Material ou pelo Type Button. Desabilitando a opção Materiais, apenas os mapas ficam visíveis, desabilitando a opção Maps, apenas os materiais ficam visíveis. A opção Incompatible é nova, foi adicionada no 3ds max 6 para mostrar os mapas e materiais que são incompatíveis com o render padrão ou com o Mental Ray. Quando você está com o render padrão habilitado, não aparecem os Shaders do Mental Ray, e quando você estiver com o Mental Ray habilitado, não aparecem os materiais e mapas incompatíveis. Com essa opção habilitada, estes mapas e materiais aparecem em cinza. A opção Root Only mostra apenas os materiais, não mostra a hierarquia com todos os mapas aplicados.
Na parte superior do Material/Map Browser tem alguns ícones que permitem mudar a visualização dos mapas e materiais nesta janela.
A primeira opção, View List, mostra a lista como estamos acostumados, com o ícone e o nome do material, é a opção padrão.
Na segunda opção, View List + Icons, aparecem pequenos Slots com as esferas de amostra, no caso de materiais, e com imagens no caso dos mapas, o nome do mesmo aparece na frente, assim como o canal que está aplicado.
Na terceira opção, View Small Icons, aparecem os Slots com as esferas de amostra e as imagens dos mapas, nesta opção não aparece o nome dos mesmos.
Na última opção, View Large Icons, aparecem os Slots dos materiais e as imagens dos mapas no tamanho padrão do Material Editor, o nome aparece na parte de baixo, assim, você pode ver todos os materiais da cena nas esferas de amostra de uma só vez, como mostra a última imagem ao lado. Agora você pode ler o tutorial Material/Map Browser 1, para começar a aprender composição de materiais com mapas procedurais.
André Luiz Buttignoli Vieira
Faça o login para poder comentar
VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710632.
Total de membros registrados: 138105
Últimos membros registrados: leogasparetto1, thomaspaaige , roberthanascente, jufassis, igorVRone, Bruno8302, Anna2003, lemos1310K.
Usuário(s) on-line na última hora:
1762, sendo 12 membro(s) e 1750 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Ricardo Paranhos, Eber.Silva, JesusEnzo , Le_Andro, Eduardo Ramos, Lucas Reis, Duda, Luis Antonio, renaz, leogasparetto1, Luana Chen.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .