Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jorpaes   Rio de Janeiro - AC
julioras   Curitiba
HEITOR   Pernambuco - PE
Línea Design   Itapema/SC - AC
bender   Lajeado-RS - RS

Portfólios Ver Mais

mansilha   Santa Maria
Xiko Gomes   Av. J 1332B - CE
HEBERSON   Macapá/AP - AP
Eniack   Tramandaí-RS

Tutoriais - Artigos

O Futuro Chegou

Parece que o futuro realmente chegou, depois da espera por mais de duas décadas o Ray Tracing já pode ser realizado em tempo real através das GPUs mais modernas da Nvidia, como as que possuem a arquitetura Volta.

Todo mundo que trabalhou ou trabalha com 3D sempre sonhou em ver a imagem 3D com qualidade fotográfica em tempo real, pois o maior martírio do trabalho sempre foi esperar a renderização, problema que inviabilizou a adoção em grande escala de animações de maquete, por exemplo, relegando a animação 3D para o pequeno nicho de vídeo publicitário ou o mercado ainda menor do cinema.

Mesmo para imagens estáticas, não precisar se preocupar em configurar a renderização, apenas a iluminação e os materiais, sempre vendo tudo com qualidade final imediatamente ajuda muito e aos poucos os renderizadores modernos e os muito bem atualizados como o V-Ray se aproximaram da renderização em Real-Time, mas ainda tem um tempo de suavização que em breve vai desaparecer completamente, tornando o sonho uma realidade.

Tudo graças a este novo sistema de Ray Tracing Real-Time através da GPU e do DirectX desenvolvido em parceria entre as gigantes Nvidia e Microsoft.

Apresentado na GDC 2018 (Game Developers Conference), o sistema RTX da Nvidia é baseado em tecnologias oriundas do Mental Ray e permite criar reflexos, refrações, Depth of Field, GI dinâmico de verdade sem Grids, translucência, Ambient Occlusion, Hard e Soft Shadows por traçamento de raios rápido o suficiente para rodar em aplicações Real-Time, como você pode ver nos vídeos abaixo.

O RTX tem integração com o DirectX 12 e a Microsoft também publicou um artigo explicando a tecnologia em detalhes.

No mesmo dia a Epic Games anunciou que implantará o sistema no Unreal para permitir Ray Tracing Real-Time nas aplicações criadas com a Engine e o mesmo deve ocorrer com o Unity.

Ainda publicaram o vídeo de uma párodia do Star Wars renderizada em tempo real usando o Unreal Engine, mostrando que não há mais diferença entre renderização convencional (offline) e de Engines (realmente Real-Time).

Entretanto, obviamente o Ray Tracing em tempo real exige placas de vídeo que hoje em dia são caras para a maior parte do público e a adoção não será imediata, porém, as placas caem de preço diariamente, as que eram topo de linha anos atrás custam 500 reais agora e o mesmo vai acontecer com estas placas que hoje são as mais fortes, portanto, é uma questão de alguns anos para o Ray Tracing Real-Time ser comum.

A Chaos Group deixou claro que vai implantar o RTX no V-Ray e já estão fazendo testes, eles costumam ser rápidos e neste caso poderemos ver o sistema RTX integrado nas próximas versões do renderizador.

Veja abaixo os vídeos de exemplo do sistema RTX, incluindo a paródia do Star Wars renderizada no Unreal.









Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 11/05/2018 21:36 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 09/05/2018 19:48 Ver comentário
ScreamingFox Comentou em 09/05/2018 19:27 Ver comentário
Andre Vieira Comentou em 09/05/2018 18:34 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 09/05/2018 13:12 Ver comentário
Marcelo Baglione Comentou em 08/05/2018 13:31 Ver comentário
Adminin Comentou em 02/05/2018 08:05 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 677380.

Total de membros registrados: 114583

Últimos membros registrados: filipvargas, darkangel1523, Alexandre, Shara Mirley, vander092, FabiRoque, julianojv, ELIELSON JESUS.

Usuário(s) on-line na última hora: 308, sendo 17 membro(s) e 291 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: netinho muniz, Claudio Ferraz Vasconcelos, Alexandre Longo, MoaMartins, ferncastro, filipvargas, Moacyr, andersonflat, eduardobrsantos, wmiler, gilson antunes, Bona Studio 3D, José Bento da Silva, rpamps, carlos emanoel rocha rego, Elis, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2019. Todos direitos reservados.