Parece que o futuro realmente chegou, depois da espera por mais de duas décadas o Ray Tracing já pode ser realizado em tempo real através das GPUs mais modernas da Nvidia, como as que possuem a arquitetura Volta.
Todo mundo que trabalhou ou trabalha com 3D sempre sonhou em ver a imagem 3D com qualidade fotográfica em tempo real, pois o maior martírio do trabalho sempre foi esperar a renderização, problema que inviabilizou a adoção em grande escala de animações de maquete, por exemplo, relegando a animação 3D para o pequeno nicho de vídeo publicitário ou o mercado ainda menor do cinema.
Mesmo para imagens estáticas, não precisar se preocupar em configurar a renderização, apenas a iluminação e os materiais, sempre vendo tudo com qualidade final imediatamente ajuda muito e aos poucos os renderizadores modernos e os muito bem atualizados como o V-Ray se aproximaram da renderização em Real-Time, mas ainda tem um tempo de suavização que em breve vai desaparecer completamente, tornando o sonho uma realidade.
Tudo graças a este novo sistema de Ray Tracing Real-Time através da GPU e do DirectX desenvolvido em parceria entre as gigantes Nvidia e Microsoft.
Apresentado na GDC 2018 (Game Developers Conference), o sistema RTX da Nvidia é baseado em tecnologias oriundas do Mental Ray e permite criar reflexos, refrações, Depth of Field, GI dinâmico de verdade sem Grids, translucência, Ambient Occlusion, Hard e Soft Shadows por traçamento de raios rápido o suficiente para rodar em aplicações Real-Time, como você pode ver nos vídeos abaixo.
O RTX tem integração com o DirectX 12 e a Microsoft também publicou um artigo explicando a tecnologia em detalhes.
No mesmo dia a Epic Games anunciou que implantará o sistema no Unreal para permitir Ray Tracing Real-Time nas aplicações criadas com a Engine e o mesmo deve ocorrer com o Unity.
Ainda publicaram o vídeo de uma párodia do Star Wars renderizada em tempo real usando o Unreal Engine, mostrando que não há mais diferença entre renderização convencional (offline) e de Engines (realmente Real-Time).
Entretanto, obviamente o Ray Tracing em tempo real exige placas de vídeo que hoje em dia são caras para a maior parte do público e a adoção não será imediata, porém, as placas caem de preço diariamente, as que eram topo de linha anos atrás custam 500 reais agora e o mesmo vai acontecer com estas placas que hoje são as mais fortes, portanto, é uma questão de alguns anos para o Ray Tracing Real-Time ser comum.
A Chaos Group deixou claro que vai implantar o RTX no V-Ray e já estão fazendo testes, eles costumam ser rápidos e neste caso poderemos ver o sistema RTX integrado nas próximas versões do renderizador.
Veja abaixo os vídeos de exemplo do sistema RTX, incluindo a paródia do Star Wars renderizada no Unreal.