O Project Lavina é um sistema de Ray Tracing em tempo real desenvolvido pela Chaos Group com base nas tecnologias DTX, da Microsoft, e RTX, da Nvidia.
A primeira cena de exemplo que apresentaram foi uma Vrscene comum gerada no V-Ray do 3ds max, ela tem 20 modelos diferentes de árvores, cada uma contendo de 2 a 4 milhões de triângulos e foram criadas 80 mil instâncias, junto com o terreno somam 300 bilhões de polígonos e nada foi rasterizado, tudo foi gerado por Ray Tracing.
Portanto, não teve Level Of Detail, oclusão de objetos que não estão visíveis e nenhum outro tipo de otimização, a cena toda foi calculada em tempo real rodando a 25 Frames por segundo.
Claro que usaram um ótimo equipamento, mas contendo apenas uma placa de vídeo, a Top de linha da época, Quadro RTX 6000, que custaria cerca de 6300 dólares nos EUA e ainda não estava disponível.
Na publicação do exemplo a empresa afirmou que a tecnologia ficaria separada do V-Ray Next por enquanto, mas seria adicionada nos renderizadores da empresa assim que estivesse robusta o suficiente, não confirmaram se o primeiro a recebê-la seria o V-Ray ou o Corona, porém, informaram que parte da tecnologia já estava sendo implementada no V-Ray GPU para renderizar cenas maiores do que a capacidade da memória da placa de vídeo.
Esta exibição demonstrou que era uma questão de tempo até a renderização convencional, que pode durar horas, acabar de vez.
Veja o artigo publicado na época clicando aqui.
Abaixo está o vídeo da primeira apresentação do Project Lavina: