A Motiva é a empresa desenvolvedora do MUS, o Plug-in que é a base do Datasmith e vai permitir o intercâmbio simples e prático de projetos entre o 3ds max e Unreal.
Entretanto, existem muitos outros Plug-ins e recursos que também prometem fazer essa transferência facilmente, mas o principal problema nunca foi resolvido, o trabalho imenso destinado ao mapeamento manual dos objetos, pelo menos do segundo canal UV que é usado no Bake da iluminação e também do primeiro canal se pretende pintar o objeto em 3D com o Substance Painter ou Mari.
Porém, a Motiva exibiu um vídeo mostrando o Plug-in Unknit para o 3ds max, um sistema de mapeamento automático que diminui significativamente a quantidade de ilhas, evita ilhas muito pequenas que causam problemas nas Engines e Softs de pintura 3D, além de organizar as ilhas (Packing) da melhor forma possível para otimizar a área utilizada pelo mapeamento, ou seja, resolve o principal problema e agora podemos ter certeza que o Datasmith realmente enviará os projetos do Max para o Unreal com alguns cliques de mouse e obterá ótimos resultados no Bake da iluminação.
A Motiva vai lançar o Plug-in Unknit para o mapeamento automático no 3ds max e também para o Unreal, abrindo a possibilidade dos usuários de Unreal mapearem os objetos dentro da própria Engine e de forma automática.
O Unknit é muito simples de configurar porque trabalha com um sistema de tolerância, basta definir o quanto você permite de distorção na textura para gerar o mapeamento, quanto maior a tolerância de distorções, menos ilhas são criadas.
O lançamento está previsto para o primeiro trimestre de 2018.
Você pode ver exemplos do mapeamento do Unknit publicados pela Motiva clicando aqui.
Também pode acessar a postagem original que o desenvolvedor da Motiva fez no fórum do Unreal clicando aqui.