Ola Pessoal!
O objetivo desse tutorial é mostrar um pouco a interação do Unity com 3Ds Max, de modo bem simples criaremos um jogo bem básico mostrando um pouco o processo de criação de games.
Requer: Unity 3.0, 3Ds Max 2010 e FBX Plug-in 2011.1.
1 ? Exportando para Unity
A cena foi exportando do 3Ds Max para Unity no formato FBX, todos os modelos foram convertidos em Mesh, apesar de ele fazer isso automaticamente, alguns parâmetros não necessários ficam guardados quando usamos primitivas no FBX.
Foi usado o Preset - (Autodesk Media & Entertainment) com uma modificação apenas, em (Advance Option) -> (Units) desligue o modo Automatic e mude o Scale Factor para Centimeters para obter uma escala 100x maior que a do 3Ds Max, de modo a ficar mais compatível com as configurações do Unity.
2 ? Novo Projeto
Abram o Unity, no menu superior clique (File) -> (New Project...).
Após o nome clique em (creat). A plataforma irar iniciar novamente.
3 ? Importando
No menu superior (Assets) que representa a livraria de arquivos do Unity, aqui é possível fazer a inclusão, criação e exportação de arquivos, algumas texturas, shaders e modelos são disponibilizados no site da Unity http://unity3d.com/support/resources/assets/.
Vamos importar a cena Unity2010.fbx criado no 3Ds Max o Script do Game e as Texturas.
(Assets) -> (Import New Asset...)
Selecione o arquivo FPSTest.js.
(Assets) -> (Import New Asset...)
Selecione os arquivos JPG.
(Assets) -> (Import New Asset...)
Selecione o arquivo Unity2010.fbx por ultimo, assim ele vai reconhecer as texturas inclusa no projeto.
4 ? Configurando Cena
Arraste o Grupo Unity2010 para (Scene) o Stage do Unity
Na janela (Hierarchy) clique no Grupo Unity2010 cloque na posição 0,0,0 o grupo.
\"Para dar Zoom clique duas vezes no modelo da janela Hierarchy.\"
\"É necessario manter o objeto (Main Camera).\"
5 ? Script
Arraste o Script FPSTest para Character como na imagem abaixo, na janela de Prefabs clique em continue.
Para saber mais sobre Prefabs - http://unity3d.com/support/documentation/Manual/Prefabs.html
Selecione o modelo Character, pode ser dentro da janela (Hierarchy), irar liberar no menu Inspector as opções do Script.
Local_gravity - Velocidade que o personagem vai pro chão =D.
Local_speed - Velocidade do personagem.
Jump_force - Altura do pulo.
Rotation_speed - Velocidade da rotação.
6 ? Configurando Motor de Física
Selecione os modelos como na imagem abaixo e clique em (Mesh Collider).
Estes serão os objetos imóveis (statics).
Agora selecione o modelo Character como na imagem abaixo e clique em (Character Controller).
Vamos Jogar =D
Teclas: W,A,S,D
ou as Setinhas do Teclado.
Espaço pula.
É interessante colocar umas luzes na cena =D!
--
Espero que gostem!
Abraço Pessoal!
Script by: Jean Carlo
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