Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

VINICIUS GIANELLI   Poços de Caldas - MG
Sieben.Sieben   Rio de Janeiro, RJ - AC
ImagemDG   Rio de Janeiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

R.A.Diniz   Itaperuna - RJ
Sidaum3D   Joinville
NickBoy3D   Breves-Pa - PA

Tutoriais - Mental Ray

Caustics no Mental Ray

Pessoal, espero ajudar um pouco com este tuto em agradecimento a tudo que aprendi aqui.

É meu primeiro tuto, vou ensinar a fazer caustics no Mental Ray .

Na centa tem uma tigela e um objeto torcido que fiz com a star, extrude e twist.
tem um plane no piso, uma skylight com multipler de 0,5 e uma mr area sport
A mr area spot está com as configs da imagem.
Coloquei ela apontada pros objetos num ângulo de 90 graus com a câmera, pra ver melhor o caustics.
Vamos fazer o efeito.
Primeiro tem que habilitar o caustics no objeto clicando com o botão direito, entrando no Object Properties>Mental Ray e ligando o \"Receive Caustics\".
Depois precisa de um material de vidro bom pra criar caustics.
O Mental Ray tem o Glass que já vem pronto pra usar e dá pra fazer igual com o material Mental Ray e o Shader Dielectric Material (3dsmax) no Surface, mas ai tem que colocar no Photons também pra criar Caustics.
Na tigela eu usei o material igual da primeira imagem e no objeto azul eu usei o material da segunda imagem.
No Environment da cena eu coloquei uma imagem HDR pra ter o que refletir nos vidros.
OBS: Vidro com mais detalhes precisa de mais reflexões e refrações pra não ficar com partes pretas.
Pra aumentar os reflexos e refrações vc entra no Rendering>Render Scene>Renderer>Rendering Algorithms e aumenta para 12 o max depth, max reflections e max refractions.
Agora é só ligar o efeito no Rendering>Render Scene>Indirect Illumination.
Tem a caixinha pra ligar o Enable no menu do Caustics e depois liga também o Radius.
Se renderizar não vai aparecer nada igual na imagem ai.
Precisa aumentar o multipler do caustics pra ver os photons e ajustar.
Coloca 10 no multipler e diminui o Radius pra 1.
Na parte de baixo do menu tem o \"Average Caustics Photons per Light\".
Ele vem com 10 mil, é super pouco, coloca 100 mil.
Renderiza que aparece os photons, mas não tem definição.
No final vc aumenta bem a quantidade de photons para ter mais resolução.
Eu coloquei 900 mil neste teste.
Até agora a luz skylight não funcionou porque não tinha Final Gather.
Então, liga o Final Gather no menu Indirect Illumination que fica em cima do Caustics.
Coloca o preset Low e 2 no \"diffuse bounces\"
Ai vai ter deixar as sombras mais suaves no render final.

Também é bom aumentar pra 16 o Maximum do Antialiasing no Rendering>Render Scene>Renderer>Sampling Quality.
Pra deixar os reflexos dos vidros mais suaves.

Aqui tem o arquivo pra download: http://rapidshare.com/files/124597337/mentalray_caustics.zip.html

Espero ter ajudado.
E quem puder compra o vídeo de Mental Ray da 3D1 que é excelente.

Luiz Gustavo

Faça o login para poder comentar

nels Comentou em 03/02/2009 13:00 Ver comentário
Thiago Negromonte de Mour Comentou em 25/06/2008 15:06 Ver comentário
magster Comentou em 25/06/2008 00:47 Ver comentário
cesarfg Comentou em 24/06/2008 12:58 Ver comentário
Gutao Comentou em 24/06/2008 10:31 Ver comentário
cesarfg Comentou em 24/06/2008 07:20 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711048.

Total de membros registrados: 138517

Últimos membros registrados: luciano pr, Davis123, diabecode, aldiriank1, nexagenkopen, GoldenRevivePlus, TroviranKapselnPreis, Williamcharses.

Usuário(s) on-line na última hora: 1257, sendo 2 membro(s) e 1255 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: aljamenjitu, J.F.Verissimo.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.