Pessoal, espero ajudar um pouco com este tuto em agradecimento a tudo que aprendi aqui.
É meu primeiro tuto, vou ensinar a fazer caustics no Mental Ray .
Na centa tem uma tigela e um objeto torcido que fiz com a star, extrude e twist.
tem um plane no piso, uma skylight com multipler de 0,5 e uma mr area sport
A mr area spot está com as configs da imagem.
Coloquei ela apontada pros objetos num ângulo de 90 graus com a câmera, pra ver melhor o caustics.
Vamos fazer o efeito.
Primeiro tem que habilitar o caustics no objeto clicando com o botão direito, entrando no Object Properties>Mental Ray e ligando o \"Receive Caustics\".
Depois precisa de um material de vidro bom pra criar caustics.
O Mental Ray tem o Glass que já vem pronto pra usar e dá pra fazer igual com o material Mental Ray e o Shader Dielectric Material (3dsmax) no Surface, mas ai tem que colocar no Photons também pra criar Caustics.
Na tigela eu usei o material igual da primeira imagem e no objeto azul eu usei o material da segunda imagem.
No Environment da cena eu coloquei uma imagem HDR pra ter o que refletir nos vidros.
OBS: Vidro com mais detalhes precisa de mais reflexões e refrações pra não ficar com partes pretas.
Pra aumentar os reflexos e refrações vc entra no Rendering>Render Scene>Renderer>Rendering Algorithms e aumenta para 12 o max depth, max reflections e max refractions.
Agora é só ligar o efeito no Rendering>Render Scene>Indirect Illumination.
Tem a caixinha pra ligar o Enable no menu do Caustics e depois liga também o Radius.
Se renderizar não vai aparecer nada igual na imagem ai.
Precisa aumentar o multipler do caustics pra ver os photons e ajustar.
Coloca 10 no multipler e diminui o Radius pra 1.
Na parte de baixo do menu tem o \"Average Caustics Photons per Light\".
Ele vem com 10 mil, é super pouco, coloca 100 mil.
Renderiza que aparece os photons, mas não tem definição.
No final vc aumenta bem a quantidade de photons para ter mais resolução.
Eu coloquei 900 mil neste teste.
Até agora a luz skylight não funcionou porque não tinha Final Gather.
Então, liga o Final Gather no menu Indirect Illumination que fica em cima do Caustics.
Coloca o preset Low e 2 no \"diffuse bounces\"
Ai vai ter deixar as sombras mais suaves no render final.
Também é bom aumentar pra 16 o Maximum do Antialiasing no Rendering>Render Scene>Renderer>Sampling Quality.
Pra deixar os reflexos dos vidros mais suaves.
Aqui tem o arquivo pra download: http://rapidshare.com/files/124597337/mentalray_caustics.zip.html
Espero ter ajudado.
E quem puder compra o vídeo de Mental Ray da 3D1 que é excelente.
Luiz Gustavo
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