Tutoriais - Mental Ray

Grama com hair and fur

Estão sempre perguntando como fazer grama então fiz esse tut.
Primeiro tem que configurar o gamma se já não configurou.
Vai no customize>preferences>gamma and lut e configura igual a imagem.

Aqui estão os arquivos que usei no tutorial> http://www.easy-share.com/1909582337/tut_grama.zip
Faz um plane na view e tecla M pra configurar o material.
Pega o arch&design e bota o preset matte finish.
Clica na cor e bota a textura de grama. (Está no ZIP pra download)
Eu repeti 10 vezes em U e V pra ficar no tamanho certo.
Poe o material no plane.
Depois cria um teapot em cima do plane pra referência, uma câmera e o daylight. Dá OK quando aparecer a mensagem do daylight.
No daylight bota a mr sun e mr sky. Não precisa configurar mais nada.
Tecla 8 pra abrir o environment e configura igual a imagem.
Tecla F10, vai no indirect illumination e configura igual a imagem.
Seleciona o plane e poe o hair and fur pra fazer a grama.
Configura igual a imagem.
Copia o bitmap que botou no material do plane e poe no tip color e root color.
Clica na cor do tip color e root color e coloca um verde meio cinza.
Essa cor não deixa esbranquiçar a grama com o daylight.
Tecla 8, vai no effects, clica no hair and fur e muda para mr prim igual na imagem.
Tecla F9 pra renderizar.
Esse foi o meu resultado.
Pra terreno maior vendo distante não precisa criar grama em tudo e gastar muita memória.
De longe a grama não aparece, pode ser só textura. De perto poe o hair pra ficar realista.
E dá pra fazer vários tipos de grama mudando as configs do general parameters.
Primeiro aumenta o plane na vista top e abaixa um pouco a câmera pra ver distante.
Vai no material do plane, entra no bitmap da textura e muda o blur pra 0.1
Ai a textura fica mais nitida de longe.
Copia a textura da cor pro bump e coloca 1 no bump pra aparecer bem de longe.
Vai num slot novo e pega o gradient ramp, configura igual a imagem e arrasta pro density e cut length do hair.
A grama tem que diminuir no fundo e ficar igual perto da câmera.
Se não acontecer isso gira a textura no W angle do coordinates. Eu botei 90 para dar certo.
Tecla F9 pra renderizar e olha como não aparece que tem menos hair no fundo.
Economiza memória, tempo de render e fica da hora.
Dai pra terminar testei como fica se o terreno for ondulado.
Botei um noise em baixo do hair pra ondular o plane.
Renderiza pra ver.
O meu resultado foi esse ai.
Espero ter ajudado.

Aqui estão os arquivos que usei no tutorial> http://www.easy-share.com/1909582337/tut_grama.zip

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rafaneto Comentou em 14/08/2010 15:27 Ver comentário
rafaneto Comentou em 14/08/2010 15:25 Ver comentário
Fla3DMadness Comentou em 12/08/2010 09:39 Ver comentário
rafaneto Comentou em 12/08/2010 01:26 Ver comentário
Raftti Design (Rafael) Comentou em 07/07/2010 12:03 Ver comentário
Aragon Max Comentou em 05/07/2010 02:50 Ver comentário
Fla3DMadness Comentou em 01/07/2010 15:24 Ver comentário
Libanio Comentou em 01/07/2010 14:55 Ver comentário
Juliano Kloss Comentou em 14/06/2010 22:20 Ver comentário
Rodrigo P S Comentou em 31/05/2010 15:48 Ver comentário

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