Olá pessoal este é um breve tutorial sobre como usar a técnica chamada three points illumination muita usada no cinema e em animações, também explorada em design de produtos e pode ser usada em visualizações arquitetônicas para enfatizar algo especial numa imagem.
Como o próprio nome diz a técnica consiste em três pontos de iluminação o que necessariamente não quer dizer que devemos usar apenas 3 luzes, tudo vai depender do que será iluminado e também do resultado que se deseja.
Para ilustrar o tutorial estou usando um modelo da biblioteca da 3D1 cedido pelo usuário RODRIGOCM.
Link para download: http://www.tresd1.com.br/recursos/modelos/2.html
O conceito do 3 points é bem simples e consiste na colocação estratégica das luzes e suas funções na imagem final, a soma da atuação das luzes dá um resultado muito interessante.
Referências:
http://www.baixaki.com.br/imagens/wpapers/monsters_inc_009800.jpg
http://www.buscafilme.com.br/wp-content/uploads/2010/07/monstros-s.a_05.jpg
http://www.dan-dare.org/FreeFun/Images/CMTVMore/ToyStory3Wallpaper141280x1024.jpg
http://www.entertainmentwallpaper.com/images/desktops/movie/toy_story_3_07.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-h6RM6HNVcJI/TVyRR9QAyTI/AAAAAAAAAXo/HCv5GBEjp4U/s1600/THE+GREEN+MILE.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_MRNB-ZpMWJs/TVCaIpsk5yI/AAAAAAAABZE/i0vGFR22igs/s1600/a+espera+2.jpg
As luzes que compõe o 3 points recebem os nomes de: Key Light, Fill Light e Back Light.
Respectivamente suas funções são classificadas assim:
Key Light - É a luz principal da cena que deve marcar mais o objeto iluminado, gera as principais sombras e a sua variação de temperatura de cor pode mudar o sentimento da cena ou o humor do personagem.
Fill Light - É uma luz secundária que tem uma função de preenchimento de áreas escuras, muitas vezes atua com uma temperatura de cor fria como a cor levemente azulada da luz atmosférica gerada pelo azul do céu. Normalmente com intensidade baixa.
Back Light - É uma luz que tem como função primordial recortar o objeto iluminado do fundo, ou de outros objetos e personagens. Geralmente tem intensidade bem elevada.
Cada cena e cada caso podem necessitar de um posicionamento das luzes diferentes desse tutorial, o ideal é testar até chegar nos resultados esperados.
Como usaremos luzes fotométricas a tabela abaixo será muito útil.
Configuração da nossa Key Light
1 - Setagem
2 - Posicionamento
3 - Resultado da luz aplicada
Configuração da nossa Fill Light
1 - Setagem
2 - Posicionamento
3 - Resultado da luz aplicada (observe que é uma luz de baixa intensidade e que apresenta sombras bem difusas como um shadow map)
Configuração da nossa Back Light
1 - Setagem
2 - Posicionamento
3 - Resultado aplicado
Agora veremos como estão distribuídas as luzes na cena pela vista Top.
Repare que a Back Light se contrapõe a Key Light.
Agora uma visão da atuação das luzes que compõem o 3 points no personagem.
Observe bem que distinguimos bem a nossa Key Light pela sua intensidade e temperatura de cor, já a nossa Fill Light é uma luz realmente de preenchimento com baixa intensidade e cor bem fria. Para finalizar a nossa Back Light destaca o nosso personagem do fundo da imagem.
Agora como resultado final uma imagem com uma textura relativamente mais complexa do que o \"clay\" usado para teste das nossas luzes que formam o nosso 3 points.
Bom... é isso aí, é simples, mas espero que seja útil para nossa comunidade.
Abraço a todos e qualquer dúvida manem um MP que assim que puder eu respondo.
Até o próximo tutorial.
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