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Tutoriais - Texturização

Destravando o FastSSS2 no Max 2013

O novo material aparece no help do Mental Ray 3.10 como New Fast Skin 2 e seu correspondente com displacement:
http://docs.autodesk.com/MENTALRAY/2013/ENU/mental-ray-help/files/shaders/reference/node33.html#mi_shader__misss_fast_shader2

E nesse help ja vemos o exemplo de como o novo shader é mais eficiente, especialmente em materiais bem translucidos como mostra a imagem do help:

Mas como comentado na introdução, esse shader vem travado no max 2013, veremos a seguir como destrava-lo.
Para quem ja está acostumado a destravar shaders do mental ray, o processo continua o mesmo, apenas a localização do arquivo .mi é que mudou, agora fica na seguinte pasta:

C:\\Program Files\\Autodesk\\3ds Max 2013\\NVIDIA\\shaders_standard\\mentalray\\include

O arquivo que vamos editar chama-se subsurface_max.mi, abrindo no bloco de notas.

Faça uma busca pela palavra SSS2 que ja chega no ponto que precisamos:
#-----------------------------------------------------------------------------------------
# GUI attributes for SSS2 shaders
#-----------------------------------------------------------------------------------------

Logo abaixo vemos um escrito \"hidden\", que pode ser removido ou acrescentado um # na frente, assim essa linha passa a ser um comentário, ficando assim:

Não é preciso tirar outros \"hidden\" pois alguns devem ficar ocultos mesmo, porém mais abaixo temos o shader com displacement que também devemos destravar, fica logo abaixo da seguinte linha gui \"gui_misss_mia_skin2_phen_d\" como vemos abaixo:

Feitas essas duas pequenas alterações, podemos salvar o arquivo, porém no windows 7 ele não deixará salvar sem que o notepad esteja rodando como administrador, então para facilitar eu salvo o arquivo no desktop e copio de volta para a pasta.

Para quem não quer ter trabalho, pode pegar o arquivo .mi aqui anexado e substituir o seu, apenas lembrando: é para o max 2013. (nunca é demais lembrar)

Agora basta abrir o max 2013 (ou fechar e abrir de novo se ele ja estiver aberto), escolher o mental ray como renderizador e teremos dois novos materiais na lista, o SSS2 Skin e o SSS2 Skin + displacement.

O funcionamento dele é parecido com o antigo fastskin, porém o resultado é melhor e por possuir um ajuste de raio diferente para os canais R, G e B, além de vir com o reflexo do arch&design como o fastskin+ pra quem ja conhecia.

Então é isso, agora que o material está destravado, vamos aos testes e quem sabe um futuro tutorial de como usa-lo, quem se habilita?

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Xikote Comentou em 16/05/2012 14:33 Ver comentário
luishenrique Comentou em 07/05/2012 22:11 Ver comentário
new Comentou em 07/05/2012 12:24 Ver comentário
Danilo Comentou em 07/05/2012 11:12 Ver comentário
Fernando Cunha Comentou em 07/05/2012 09:03 Ver comentário
Fla3DMadness Comentou em 07/05/2012 09:01 Ver comentário
Diego Dneo Comentou em 07/05/2012 01:38 Ver comentário
Fla3DMadness Comentou em 07/05/2012 00:48 Ver comentário

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