Bom, a fim de fazer um tutorial bem-humorado, utilizei a imagem/nome de alguns amigos nossos aqui da 3D1, espero que esses não se importem. Gostaria de comprimentar vocês Bender, Namekuseijim e Chthome, espero que não se importem. Qualquer coisa podem pedir que eu retiro.
Ufa, foi duro mas terminei! espero que gostem qualquer correção estejam à vontade!
Conselho: depois comprem um óculos 3D estereográfico profissional (dá um google em: tecnoglasses), pois o óclinhos de celofane não vai te levar tão longe, e nem vai agradar a outras pessoas que não seja vc!
INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
O nosso amigo tiagodmed adicionou algumas informações à este tutorial e estou postando aqui:
[quote]Todos os padrões de \"imagens 3d\" (os que precisam de óculos para serem vistos) são chamadas de estereográficas. Porém cada ténica tem o seu nome em especial, essa do red / cyan se chama de imagens anaglifas (e esse sistema foi criado em 1890 hehehe, 120 aninhos apenas), e nos padrões atuais de cinema tem o RealD que é o polarizado (que é a pior de todas, pois causa muito desconforto visual) tem a dolby (que é ótima) e tem o Imax
Aqui tem uma explicação mais detalhada sobre como funciona cada um dos sistemas http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/item?siteID=123112&id=11906946
E aqui tem um material muito bom explicando como usar corretamente o efeito estereoscopico http://images.autodesk.com/adsk/files/stereoscopic_whitepaper_final08.pdf
Uma dica, quanto mais vcs tentarem fazer com que os objetos saiam da tela mais desconforto visual vocês vão causar e mais tempo o olho vai demorar para se adaptar a cena e perceber o efeito de profundidade. É por isso que tem muito gente que sente nauseas no cinema 3d.
Outra coisa é que quanto mais as coisas saem da tela, maior é o efeito de fantasmas na imagem, o que estraga a qualidade do efeito.
O grande trunfo do Avatar foi exatamente o fato de que eles não quiseram ficar tirando coisas da tela pra brincar com o efeito, essa fase ja passou. No making of que saiu na cgsocity o proprio james cameron fala sobre isso.
Outra coisa que percebi no avatar, é que quando algo inevitavelmente vem muito a frente da tela, esse objeto sai de foco, isso é algo totalmente normal em fotografia, se o foco esta mais ao fundo e algo vem muito perto da lente... isso sai de foco, mas ai tb já entra outra questão que é saber como usar corretamente o desfoque de profundidade, e infelizmente quase todo mundo erra isso no 3d.
Outra questão importante... existe uma certa regrinha de proporções que ajudam a deixar o efeito melhor. De maneira resumida essa regra se refere a distancia entre câmeras e a distância do target da câmera, ambas estão interligadas.
Para não ficar quebrando a cabeça com isso, eu criei um script que cria as camera já prontas para serem animadas, e se vc quiser animar a distância do target ele automaticamente corrige a distancia entre as cameras.
http://www.scriptspot.com/3ds-max/scripts/stereo-cam-creator
Eu ainda pretendo aprimorar mais esse script fazendo com que ele já preconfigure o batch render, tb vou trocar os controladores de sliders por um atribute holder
Usuários conectados
Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710665.
Total de membros registrados: 138143
Últimos membros registrados: fercomin, Lopez31Yasir, Djavan, Ferhsq, mggarcia, rosivalerio, bia.lavagnini, JamilyNepo20.
Usuário(s) on-line na última hora:
1595, sendo 14 membro(s) e 1581 visitante(s).
Membro(s) on-line na última hora: Ronaldo, Alessandro.Marcos, DiogodaRosa, Bruno, Joao Barreto, Jorge Henrique, Moura, Carla Franco, Fabio Amorim, Reinaldo Silva, Anderson Miguel, Paulo Rodrigues Lima, Duda, Marco Rocha.
Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .