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Volume caustics

O Victor postou esse vídeo muito bacana de volume caustics e perguntou como fazer.
Estou postando meus testes guiado pelo cd do mental ray.
Estou com gamma 2.2 e max 2010.
Criei um box com 3x3 segments e deletei o polígono do cento do teto para abrir o buraco depois apliquei shell.
Criei o objeto que refrata a luz com um box, dois cilindros e pro boolean.
Habilitei o quadify para ficar em quads e aplicar turbosmooth.
O caustics fica mais definido em objetos com boa resolução.
Configurações do material de vidro vermelho aplicado no objeto.
Criei um plane para tampar o buraco no teto da caixa e coloquei uma free light em cima.
As configurações da free light estão acima.
O macete está no material do plane que tampa a abertura do teto.
A luz que refratar no plane cria caustics e volume caustics.
Usei o material Mental Ray com o transmat no surface, photon basic no photons e parti volume photon no photon volume.
As configurações estão acima.
Na aba renderer está o slot volume do camera shaders.
Esse slot cria o volume na cena.
Clica nele e seleciona o parti volume.
Arrasta o parti volume como instância para o material editor para configurar.
As configurações estão acima.
Habilita o use autovolume na aba renderer.
As configurações do caustics e do final gather são iguais a quando não tem volume.
Os objetos que criam caustics foram marcados com generate caustics no object properties>mental ray.
Mas precisa aumentar os samples e configurar o radius do volumes em baixo do GI para ficar com qualidade.
As configurações do render estão acima.
As configurações do caustics e do final gather são iguais a quando não tem volume.
Os objetos que criam caustics foram marcados com generate caustics no object properties>mental ray.
Mas precisa aumentar os samples e configurar o radius do volumes em baixo do GI para ficar com qualidade.
As configurações do render estão acima.
Testes de render
Testes de render
Depois do primeiro teste coloquei objetos coloridos na lateral igual o vídeo e refletiu o caustics na cor do objeto.
Para ficar mais visível deixei o vidro vermelho mais claro e diminui o IOR.
A configuração do vidro modificado está acima.
Materiais dos objetos reflexivos verde e azul.
Testes de render
Repare que fica amarelo o raio de caustics que reflete no objeto verde e atravessa o objeto vermelho na volta, que é a mistura do verde e do vermelho.

Dúvidas e sugestões, postem!

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Raul Chaparral Comentou em 16/06/2011 19:57 Ver comentário

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