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Tutoriais - Utilidades

Animando com Motion Capture Controller

Esse tutorial irá explicar o processo de animação através do Controlador Motion Capture. O Motion Capture é um processo de animação que permite gravar determinadas situações de animação a partir de dispositivos externos, como: Mouse, Teclado, Joystick, entre outros.
Para entendermos melhor o funcionamento e a funcionalidade do Motion Capture, iremos construir três exemplos de animação: teclado, joystick e mouse.
Outros exemplos que podem ser realizados com o Motion Capture: Controle remoto de carrinho de brinquedo, máquina de escrever, pálpebras e olhos de um personagem, entre diversas outras situações.
Todas as animações criadas pelo Motion Capture, podem ser realizadas a mão, porém com um tempo de desenvolvimento maior e possívelmente sem tanta precisão dos movimentos.
Parte 1 - Animando um Teclado

Nesse exemplo veremos como aplicar a técnica de Motion Capture para a animação de um teclado. Esse exemplo poderá ser utilizado em diversas situações, como por exemplo: a digitação de um nome, onde irá aparecer uma mão e um monitor; outro exemplo é o de realizar um cálculo em uma calculadora, onde pode-se digitar os números e os operadores desta conta. Em ambos os casos, a movimentação das teclas para baixo, define o pressionamento da tecla para realizar a digitação. O Motion Capture poderá ser utilizado para controlar essa animação.
O exemplo que iremos criar, será o de pressionar as teclas para escrever a palavra \"TECLADO\".
Antes de começarmos, faça o download do arquivo de exemplo:
download do teclado.max (3Ds MAX 9)
download do teclado.3ds (para importar em qualquer versão)


Analise os objetos e perceba que cada letra está linkada a sua tecla correspondente, enquanto que todas as teclas estão linkadas ao suporte (objeto chamado teclado).

O processo consiste em associar as teclas T, E, C, L, A, D e O o controlador Position Motion Capture, para controlar o movimento da tecla para baixo (alteração da sua posição).

Passos para configurar o Position Motion Capture:
1º) Selecionar o objeto Tecla05 que corresponde a tecla T.
2º) Ir no painel Motion e selecionar a opção Position dentro do Quadro Assign Controler.
3º) Clique no botão Assign Controler.
4º) Na tela que aparece, selecione Position Motion Capture e clique no botão OK.
5º) Irá aparecer a tela de configuração do Position Motion Capture.
6º) Agora iremos configurar o Position Motion Capture, de forma que ao pressionarmos a tecla T do nosso teclado, no momento da simulação, o objeto Tecla05 correspondente a tecla T realize o mesmo movimento. Esse movimento de descida que será realizado consiste na alteração da posição no eixo Z do objeto.

- Clique no botão None do Z Position.

7º) Irá aparecer uma tela com os dispositivos externos para selecionarmos o desejado.
8º) Selecione a opção Keyboard Input Device, de forma que um evento do teclado seja capturado e associado a alteração da posição Z do objeto.
9º) Agora iremos configurar a captura da Tecla T do nosso teclado, de forma que ela seja associada ao movimento do objeto Tecla05 em seu eixo Z.

- Em Track Name informe o nome da sua configuração, como por exemplo: TeclaT.
- Clique no botão Assign e pressione a tecla da letra T do seu teclado, para criar a associação.

=> Explicação dos Parâmetros:
- Attack: define o tempo em que o valor de Range será alcançado após o pressionamento da Tecla associada durante a simulação.
- Decay: define o tempo em que o valor inicial será retornado após o valor de Range ser alcançado e associado ao tempo definido em Sustain na simulação.
- Sustain: define o tempo de espera do valor de Range, após a liberação da tecla pressionada.
- Release: define o tempo em que o valor de Range irá zerar.
- Time: o tempo total em segundos que define todos os estados da tecla, desde seu pressionamento até sua liberação total.
- Range: faixa de valores que será associada (somada) ao valor da posição atual do objeto.
OBSERVAÇÃO: Este controlador ignora o estado do Ctrl, Alt, e Shift pressionado juntamente com outra tecla.

- Altere apenas o valor de Range para: -10 (define que o objeto Tecla05 irá descer 10 coordenadas)

10º) Refaça esses 9 passos para cada objeto que representam as teclas que serão utilizadas na animação, são elas: E, C, L, A, D e O.

Passos para configuração a simulação que irá gerar a animação que definirá a gravação das capturas dos movimentos das teclas associadas para realizar as animações dos objetos que representam as teclas associadas.

11º) Ir no painel Utilities e clicar no botão Motion Capture. Irá aparecer a tela abaixo:
Repare que todos os Track Names (nomes das configurações dos Positon Motion Capture) estão listados aqui.
=> Explicação dos Parâmetros:
- In: frame inicial da simulação.
- Out: total de frames utilizados na simulação.
- Botão Star: inicia a simulação para gerar a animação.
- Botão Stop: finaliza a simulação antes do seu término definido em Out.

12º) Defina o valor de In= 0 e Out= 90.

13º) Selecione todos os Track Names (o quadrado a sua frente ficará vermelho)
14º) Clique no botão Start e pressione as teclas T, E, C, L, A, D e O rapidamente no seu teclado, antes que a simulação acabe.

OBSERVAÇÕES:
- Após gerar a animação, pode-se gerar outra simulação clicando novamente no botão Start.
- Para alterar alguma propriedade do Controlador Position Motion Capture, basta ir no painel Motion com o objeto selecionado e clicar com o botão direito sobre o item Position Motion Capture (no rollout Assign Controller). No menu que aparece, clique em Properties.
Parte 2 - Animando um Joystick

Nesse exemplo veremos como aplicar a técnica de Motion Capture para a animação de um joystick. Esse exemplo poderá ser utilizado em diversas situações, entre elas a brincadeira de uma criança que joga um jogo de vídeo-game. Os movimentos da mão e dos dedos do personagem poderão ser associados aos movimentos do joystick que foram gravados pelo Motion Capture.
O exemplo que iremos criar, será a animação dos movimentos de uma alavanca de um joystick através das setas de direção do teclado. Para fazer isso, iremos construir quatro controladores Rotation Motion Capture no mesmo objeto.
Antes de começarmos, faça o download do arquivo de exemplo:
download do joystick.max (3Ds MAX 9)
download do joystick.3ds (para importar em qualquer versão)
Analise os objetos e perceba que a alavanca e o detalhe inferior da alavanca estão linkados com a base do joystick. Também repare que o pivot da alavanca se encontra na base da alavanca, permitindo a rotação correta dela.

O processo consiste em associar as rotações nos eixos X e Y aos pressionamentos das teclas de direção do nosso teclado.

Passos para configurar o Rotation Motion Capture:
1º) Selecionar o objeto correspondente a Alavanca do Joystick.
2º) Ir no painel Motion e selecionar a opção Rotation dentro do Quadro Assign Controler.
3º) Clique no botão Assign Controler.
4º) Na tela que aparece, selecione Rotation Motion Capture e clique no botão OK.
5º) Irá aparecer a tela de configuração do Rotation Motion Capture.
6º) Agora iremos configurar o Rotation Motion Capture, de forma que ao pressionarmos a seta de direção UP do nosso teclado, no momento da simulação, a alavanca realize a rotação no eixo X (para trás - valor negativo).

- Clique no botão None do X Rotation.

7º) Irá aparecer uma tela com os dispositivos externos para selecionarmos o desejado.
8º) Selecione a opção Keyboard Input Device, de forma que um evento do teclado seja capturado e associado a alteração da rotação X da alavanca.
9º) Agora iremos configurar a captura da Tecla T do nosso teclado, de forma que ela seja associada a rotação da alavanca no eixo X.

- Em Track Name informe o nome da sua configuração, como por exemplo: TeclaUP.
- Ao lado do botão Assign, selecione a opção UP Arrow.
- Altere o valor de Range para: -30 (define que a alavanca irá rotacionar -30º)

10º) Para adicionarmos outro controlador Rotation Motion Capture na alavanca, deveremos antes aplicar o controlador Rotation List:
- Selecione o item Rotation Motion Capture e clique no botão Assign Controller.
- Na tela em que aparece, selecione Rotation List e clique no botão OK.
- O quadro ficará assim:
11º) Agora iremos aplicar o segundo controlador Rotation Motion Capture:
- Selecione o item Available e clique no botão Assign Controller.
- Na tela em que aparece, selecione Rotation Motion Capture.
- Configure esse segundo Rotation Motion Capture da seguinte forma:
. Clique no botão None de X Rotation e selecione a opção Keyboard Input Device na tela em que aparece.
. Em Track Name informe o nome da sua configuração, como por exemplo: TeclaDOWN.
. Ao lado do botão Assign, selecione a opção DOWN Arrow.
. Altere o valor de Range para: 30 (define que a alavanca irá rotacionar 30º)

12º) Agora iremos aplicar o terceiro controlador Rotation Motion Capture:
- Selecione o item Available e clique no botão Assign Controller.
- Na tela em que aparece, selecione Rotation Motion Capture.
- Configure esse terceiro Rotation Motion Capture da seguinte forma:
. Clique no botão None de Y Rotation e selecione a opção Keyboard Input Device na tela em que aparece.
. Em Track Name informe o nome da sua configuração, como por exemplo: TeclaLEFT.
. Ao lado do botão Assign, selecione a opção LEFT Arrow.
. Altere o valor de Range para: -30 (define que a alavanca irá rotacionar -30º)

13º) Agora iremos aplicar o quarto controlador Rotation Motion Capture:
- Selecione o item Available e clique no botão Assign Controller.
- Na tela em que aparece, selecione Rotation Motion Capture.
- Configure esse quarto Rotation Motion Capture da seguinte forma:
. Clique no botão None de Y Rotation e selecione a opção Keyboard Input Device na tela em que aparece.
. Em Track Name informe o nome da sua configuração, como por exemplo: TeclaRIGHT.
. Ao lado do botão Assign, selecione a opção RIGHT Arrow.
. Altere o valor de Range para: 30 (define que a alavanca irá rotacionar 30º)
Passos para configuração a simulação que irá gerar a animação que definirá a gravação das capturas dos movimentos das teclas associadas para realizar as animações dos objetos que representam as teclas associadas.

11º) Ir no painel Utilities e clicar no botão Motion Capture. Irá aparecer a tela abaixo:
Repare que todos os Track Names (nomes das configurações dos Rotation Motion Capture) estão listados aqui.

12º) Defina o valor de In= 0 e Out= 90.

13º) Selecione todos os Track Names (o quadrado a sua frente ficará vermelho)

14º) Clique no botão Start e pressione as teclas de direção do seu teclado, antes que a simulação acabe.

OBSERVAÇÕES:
- Após gerar a animação, pode-se gerar outra simulação clicando novamente no botão Start.
- Para alterar alguma propriedade do Controlador Position Motion Capture, basta ir no painel Motion com o objeto selecionado e clicar com o botão direito sobre o item Rotation Motion Capture (no rollout Assign Controller). No menu que aparece, clique em Properties.
- Tendo um joystick conectado ao computador, é possível capturar os movimentos dos direcionadores e dos botões dele.
Parte 3 - Animando um Mouse

Nesse exemplo veremos como aplicar a técnica de Motion Capture para a animação de um mouse. Esse exemplo poderá ser utilizado em diversas situações, entre elas a utilização de mouse por um personagem em uma animação. Os Movimentos do braço e da mão do personagem poderão ser associados aos movimentos do mouse que foram gravados pelo Motion Capture.
O exemplo que iremos criar, será o de movimentar o nosso mouse e o mesmo irá acontecer com o objeto que representa o mouse.
Antes de começarmos, faça o download do arquivo de exemplo:
download do mouse.max (3Ds MAX 9)
download do mouse.3ds (para importar em qualquer versão)

Analise os objetos e perceba que os botões são objetos separados e estão linkados ao corpo do mouse. Repare também que o pivot dos botões está na parte inferior traseira dos botões, para permitir que o seu clique seja igual ao de vários mouses, ou seja, ao invés do botão descer, ele rotaciona levemente com sua frente para baixo.

O processo consiste em associar os movimentos do nosso mouse aos movimentos do objeto que representa o corpo do mouse, além de associar o pressionamento dos botões A e G à rotação dos objetos que representam os botões.

Passos para configurar o Position Motion Capture do corpo do mouse:
1º) Selecionar o corpo do mouse.
2º) Ir no painel Motion e selecionar a opção Position dentro do Quadro Assign Controler.
3º) Clique no botão Assign Controler.
4º) Na tela que aparece, selecione Position Motion Capture e clique no botão OK.
5º) Irá aparecer a tela de configuração do Position Motion Capture.
6º) Agora teremos que associar os movimentos dos eixos X e Y do objeto que corresponde o mouse ao nosso mouse.
- Primeiro, iremos associar os movimentos dos eixo X. Para isso, clique no botão None de X Position e escolha a opção Mouse Input Device.
7º) Configure o Position Motion Capture da seguinte forma:
- Em Track Name informe o nome da sua configuração, como por exemplo: MouseX.
- Selecione a opção Horizontal.

8º) Agora teremos que associar os movimentos dos eixo Y do objeto que corresponde o mouse ao nosso mouse. Mas antes de criar o segundo Position Motion Capture, é necessário criar o controlador Position List.
- Selecione o item Position Motion Capture no quadro do Assign Controller.
- Clique no botão Assign Controller e na tela em que aparece selecione Position List.
- O quadro ficará assim:
9º) Agora iremos associar os movimentos dos eixo Y.

- Selecione o item Available.

- Clique no botão Assign Controller.

- Na tela em que aparece, selecione Position Motion Capture.

- Clique no botão None de Y Position e escolha a opção Mouse Input Device.
10º) Configure o Position Motion Capture da seguinte forma:
- Em Track Name informe o nome da sua configuração, como por exemplo: MouseY.
- Selecione a opção Vertical.

11º) Agora iremos configurar a rotação dos botões às teclas A e G.
- Selecione um dos botões.
- No painel Motion, selecione o item Rotation.
- Clique no botão Assign Controller.
12º) Escolha a opção Rotation Motion Capture e clique no botão OK.
13º) Na tela de configuração do Rotation Motion Capture, clique no botão None de Y Rotation.


14º) Escolha a opção Keyboard Input Device.


15º) Configure da seguinte forma:
- Track Name: BotaoEsquerdo
- Assign: associar a letra A.
- Range: -5


16º) Selecione o outro botão e realize os passos de 11º ao 14º novamente, configurando da seguinte forma:
- Track Name: BotaoDireito
- Assign: associar a letra G.
- Range: -5


17º) Ir no painel Utilities e clicar no botão Motion Capture.


Repare que todos os Track Names (nomes das configurações dos Rotation Motion Capture) estão listados aqui.


12º) Defina o valor de In= 0 e Out= 90.


13º) Selecione todos os Track Names (o quadrado a sua frente ficará vermelho)
14º) Clique no botão Start e movimente o mouse e pressione as teclas A e G, antes que a simulação acabe.

OBSERVAÇÕES:
- Após gerar a animação, pode-se gerar outra simulação clicando novamente no botão Start.
- Para alterar alguma propriedade do Controlador Position Motion Capture, basta ir no painel Motion com o objeto selecionado e clicar com o botão direito sobre o item Rotation Motion Capture ou Position Motion Capture (no rollout Assign Controller).

No menu que aparece, clique em Properties.

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Cursi Design Comentou em 04/08/2007 16:26 Ver comentário
EG Comentou em 04/08/2007 15:46 Ver comentário
Rafael.Antunes Comentou em 05/01/2007 21:23 Ver comentário
Feitosa Comentou em 05/01/2007 21:16 Ver comentário
diegodelimars Comentou em 04/01/2007 10:16 Ver comentário
Edson Comentou em 03/01/2007 19:05 Ver comentário
aeduardob Comentou em 03/01/2007 17:01 Ver comentário

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