Boas a todos, depois de ter visto o tuto para o vray decidi tentar fazer 1 para o mental ray, não sei se o posso fazer, mas gostaria de dar minha contribuição para este magnifico site ao qual devo quase tudo o que sei de 3d.
Este é o meu 1º tuto por isso se tiver erro podem corrigir, esta técnica aprendi num video do Jeff Patton sobre Mental Ray apenas fiz umas pequenas alterações.
Vamos lá
Na vista left crie uma linha como na imagem
Seleccione os 2 vertices da imagem
Aplique um fillet a estes vertices para ficar como na imagem
Agora mude de vertice para spline e aplique o outline
Aplique o modificador Lathe á sua spline e configure como na imagem
Eu inseri um box 50x50x100cm e uma estatueta da evermotion só para termos uma referência
No menu lights escolha o mr sky portal e crie 1 na vista left, no meu caso fiz o meu portal com 150x100cm
Posicione o seu sky portal para ficar do seu agrado, no meu caso ficou como na imagem
Eu fiz uma cópia (shift+move) do sky portal e coloquei como na imagem, tambem aumentei um pouco (scale) o meu estudio para ficar com mais espaço, faça a seu gosto.
Seleccione 1 sky portal e configure como na imagem
O Kelvin temperature control só existe no max 2011,nas versões 2009 e 2010 do 3ds max existem 2 shaders para este efeito mas eles estão escondidos é preciso destravar. veja a imagem são estes 2, não vou explicar como destravar estes shaders pois não é a função do tuto e o procedimento difere no 2009 destrava de maneira diferente da do max 2010.
Abra o material editor (tecla M) e arraste o Kelvin temp color do sky portal para um slot vazio deste modo voçê tem control sobre a cor e intensidade da luz emitida pelo sky portal, neste 1º portal eu alterei o Kelvin temp. color para 3600 e a intensidade mudei para 2
Faça o mesmo para o outro sky portal e altere os valores como na imagem, fique á vontade para testar outros valores, só queria lembrar quanto maior for o Kelvin temp color mais azul fica a luz e quanto menor este valor mais amarelada ficará.
Para os materiais só tem preset do arch&design, veja a imagem
Neste ultimo render alterei a côr do estudio para branco, utilizei o preset copper do Arch&design, liguei o round corners e o ambient oclusion do suporte da estatueta e liguei tambem o ambient oclusion da estatueta.
Por fim configurei o render conforme a imagem
Está ai o resultado, espero que gostem.
Abraço a todos
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