Agora faremos o mesmo processo, só que exporte para o formato ASCII Scene Export .ASE.
Coloque ?cenalight? como o nome do arquivo.
Abra o 3D Game Studio, entre então no programa ?Level Editor?.
Depois em File ? Import ? Import from FBX files.
Importe o arquivo cena.fbx
Depois File ? Import ? Import from 3ds Max ASE.
Importe o arquivo cenalight.ase.
Sempre é necessário reajustar a intensidade da iluminação. Clique nas Luzes e ajuste o parâmetro Range para que fique de acordo na cena toda.
Salve o arquivo com o nome \"cena\".
Agora vamos copilar o mapa para o engine.
Vá em File ? Build Map e clique em Ok.
Para fazer um teste clique em File ? Run Map.
Por último criaremos uma Sphere para colidir com o cenário e junto a isso a câmera irar acompanha a sua posição.
Abra o programa ?Model Editor?, crie uma Sphere e posicione a Sphere no meio da cena.
Agora salve o arquivo com o nome ?sphera?. Vamos para o próximo passo.
Programando uma câmera em Lite-C com 3D Game Studio 7
Este será o passo final desse tutorial pessoal, não vou detalhar bem pois o tutorial já está grande e em programação cada detalhe é muito grande, então, se tiver alguma dúvida, posta uma mensagem no fórum que assim que possível eu responderei.
Abra o programa ?Script Editor?.
Automaticamente ele já criara um novo, então, vamos lá, cole o seguinte script:
#include
#include
var vel_x;
var camera_tilt;
var camera_pan;
function camera_move () {
while(1) {
camera.pan -= (mouse_force.x * 16) * time_step;
//Pan é ã rotação no eixo X seria mesma coisa que olhar para esquerda ou para direita
//16 é a velocidade da ação
camera.tilt += (mouse_force.y * 4) * time_step;
//Tilt é ã rotação no eixo Y seria mesma coisa que olhar para cima ou para baixo
//4 é a velocidade da ação
if ( key_pressed(72) ) vel_x += 1;
//Quando presionar a tecla para cima ele irar acelerar +1
if ( key_pressed(80) ) vel_x -= 1;
//Quando presionar a tecla para cima ele irar desacelerar -1
vel_x *= .98;
//Atrito vai evitar que a sphera ande infinitamente
me.tilt = camera.tilt;
//Atuliza a Tilt para sphera
me.pan = camera.pan;
//Atuliza a Pan para sphera
c_move( me, vector( vel_x * time_step, 0, 0), nullvector, IGNORE_PASSABLE|GLIDE|USE_AABB );
//Movimenta de acordo com a inclinação da sphera que esta com o mesmo valor da camera
vec_set( camera.x, me.x);
//Atualiza o mesmo valor da posição da camera é igual o da sphera
wait(1);
}
}
function main () {
level_load (\"cena.wmb\");
//Carrega o cenario
wait(2);
ent_create( \"sphera.mdl\", vector(400, 0, 100), camera_move );
//Carrega a entidade sphera
}
Logo quando carregar o engine, a primeira função a ser executada será a main, então, salve o arquivo na mesma pasta onde esta os demais com o nome ?main.c?.
Entre em Options ? Preferences, depois, na opção Main Script to Run e abra o arquivo main.c que você acabou de criar.
Tecle F5 para testar, se estiver tudo certo, para publicar você clica em File ? Publish.
Selecione o engine Lite-C que geralmente fica na em: C:\\Arquivos de programas\\GStudio7\\acknex.exe
Pessoal o engine do 3D Game Studio é fabuloso e permite inúmeros recursos com poucas limitações, tanto para passeios virtuais como para games de computador e fliperama.
Mais informações sobre o 3D Game Studio no site: www.3dgamestudio.com