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Tutoriais - 3ds max plug-ins

Tree Factory Plug-in

Neste tutorial vamos conhecer os parâmetros básicos para criar uma árvore no plug-in Tree Factory da Digimation, ele é um plugin comercial e deve ser comprado em um revendedor autorizado Digimation, sem dúvida o Tree Factory é o mais aprimorado plug-in para gerar árvores e plantas em 3 dimensões no Max, pois somente ele permite total controle de todos os parâmetros de criação dos elementos da árvore, podendo assim criar qualquer tipo de espécie existente ou inventada, possibilita a geração de frutos, mapeamento completo dos elementos, e mais do que isso, permite a animação dos parâmetros podendo até animar o crescimento da planta, que não é possível com seus concorrentes como o Tree Druid e o Tree Storm, este último muito bom também, mas trabalha em um programa separado e a árvore depois é importada para o Max, nem um parâmetro foi modificado no Tree Factory desde a versão 2x até agora.

Com o Tree Factory instalado você vai encontrá-lo no menu Creat dentro da lista no início do painel, selecione-o e aparece diversos botões, cada um é um tipo de árvore já predifinido como palmeira e pinheiro para usar ou modificar, pode também colocar uma árvore que você tenha criado em um destes botões para facilitar o acesso, o botão New é onde você pode criar a sua árvore, clique nele.
Aparece no painel os parâmetros do plug-in, veja no menu rolante Properties os botões Trunk, Limb, Twig e Stem como mostra a primeira imagem ao lado, o botão Trunk está selecionado, clique na Viewport Top e aparece o tronco da sua árvore como mostra a segunda imagem ao lado.

A baixo está selecionado o botão Size, assim temos acesso aos parâmetros de modelagem do tronco para poder refina-lo, estas configurações estão nos menus mais a baixo, abra o menu rolante Trunk Diameter.
O Tree Factory trabalha de forma um pouco diferente que a maioria dos plugins, ele mostra um gráfico para você definir as deformações ao longo da altura do tronco permitindo um controle apurado na modelagem como pode ver na primeira imagem ao lado.
Clicando com o mouse no gráfico você pode modificar a curva exibida nele, pode também clicar e arrastar por toda a extensão do gráfico para desenhar uma curva totalmente nova, em muitos parâmetros tem este gráfico e o funcionamento é igual.

Supondo que desejamos uma árvore com tronco mais fino e um pouco mais torto, então crie algumas irregularidades no gráfico como mostra a primeira imagem ao lado, ele deve ficar com o lado esquerdo mais elevado e o lado direito próximo de 0, assim a base do tronco fica mais larga e o topo bem fino, em seguida diminua para 0,5 o valor de Diameter Scale logo a baixo do gráfico para afinar o tronco, com as novas configurações prontas clique no botão Generate no mesmo menu para gerar o novo formato na Viewport como mostra a segunda imagem ao lado.
Abra o menu Trunk Section Length como mostra a imagem ao lado, não vamos modifica-lo neste tutorial mas pela sua importância vou descrever seu funcionamento.

Nele você pode mudar a quantidade de secções transversais pelo elemento, no caso o tronco, usando o gráfico você pode colocar mais secções diminuindo a altura da curva, ou menos secções aumentandoa a altura da curva, pode também definir em Min e Max a quantidade mínima e máxima de secções permitidas limitando o gráfico, no caso de ter um tronco muito curvo deve diminuir a linha do gráfico e aumentar o valor de Min e Max.
Com nosso tronco pronto volte a cima no menu Properties e mude o botão para Limb como mostra a primeira imagem ao lado, agora temos acesso aos menus com os parâmetros para criar e configurar os galhos que se projetam do tronco, clique no menu Limb Diameter como mostra a segunda imagem ao lado, em seguida clique no botão Generate e veja que é criado no tronco os primeiros galhos como mostra a última imagem ao lado, da mesma forma que antes você pode mudar o gráfico deste menu para modificar os galhos, depois deve clicar em Generate novamente para as modificações serem atribuidas ao modelo, pode também diminuir ou aumentar o diâmetro destes galhos em Diameter Scale. No meu exemplo eu não modifiquei nada neste menu.
Abra o menu Limb Length como mostra a primeira imagem ao lado, veja que temos um gráfico igual aos anteriores e o campo Branch Length, mude o valor deste campo para 50 e clique em Generate, assim os galhos são diminuidos pela metade ficando mais natural como mostra a segunda imagem ao lado.
Mas suponha que desejamos uma árvore com os galhos maiores na parte inferior e menores na parte superior, para fazer isso modifique o gráfico deixando o lado esquerdo mais alto e o lado direito mais baixo como mostra a primeira imagem ao lado, clique novamanete em Generate para ver a modificação, agora os galhos de cima são menores que os galhos de baixo maiores como mostra a terceira imagem ao lado.
Com os primeiros galhos criados e configurados volte a cima no menu Properties e mude para o botão Twig como mostra a primeira imagem ao lado, da mesma forma que foi feito com o Limb abra o menu Twig Diameter e clique em Generate, com isto será criado novos galhos mais finos nos galhos principais que se projetam do tronco, como aconteceu com o Limb estes galhos estão muito longos como mostra a última imagem ao lado.
Então abra o menu Twig Length mais a baixo como mostra a primeira imagem ao lado, mude o valor de Branch Length para 20 e clique em Generate, assim estes galhos novos são diminuidos para 20% do total dando um melhor aspécto a árvore como mostra a segunda imagem ao lado.

Se desejar ainda pode mudar o tamanho destes galhos ao longo do galho principal modificando o gráfico assim como foi feito com o gráfico de Limb Length, lembre-se de clicar em Generate para poder ver o resultado.
Com estes galhos prontos volte a cima no menu Properties e mude para Stem como mostra a primeira imagem ao lado, neste botão pode criar ramos que se projetam destes galhos secundários, para fazer isso abra o menu Stem Diameter e clique em Generate, da mesma forma que os anteriores você pode mudar as configurações no gráfico e no campo Diameter Scale, assim que são criados eles estão muito longos como aconteceu antes com Limb e Twig como mostra a segunda imagem ao lado.
Para ajustar abra o menu Stem Length como mostra a primeira imagem ao lado, mude o valor de Branch Length para 20 e clique em Generate, assim os ramos são diminuidos para 20% do total ficando mais natural como mostra a segunda imagem ao lado, se desejar mudar o tamanho dos ramos ao longo do galho basta modificar o gráfico como fez antes com Limb Length e Twig Length.
Agora vamos criar as folhas, elas não são geradas automaticamente clicando em Generate como acontece com os galhos, pois elas deixam o modelo mais pesado, é preciso ajustar as configurações e depois habilitar a visualização das folhas para poder usar o Generate.

Certifique-se que o botão Stem no menu Properties estaja selecionado pois pretendemos gerar as folhas nos ramos, mais a baixo está acionado o botão Size, mude para Leaves como mostra a primeira imagem ao lado, mais a baixo abra o menu Stem Leaf Density como mostra a segunda imagem ao lado, neste gráfico pode mudar a densidade de folhas ao longo do ramo, deixando o lado esquerdo e direito mais baixo e o centro mais alto você vai ter um ramo começando com poucas folhas, ficando mais cheio no meio e terminando com poucas folhas novamnete. Clique em Generate, as folhas não vão aparecer imediatamente como antes.
Abra então no ínicio do painel o menu General, dentro dele habilite a opção Genetate Leaves como mostra a primeira imagem ao lado.




Assim as folhas são geradas na Viewport para você ver como está ficando como mostra a segunda imagem ao lado.
Vamos configurar as folhas agora, abra mais a baixo o menu Stem Leaf Size, nele temos um gráfico como em todos os outros e os campos Noise e Width Scale, mude o valor de Width Scale para 0,5 e diminua o gráfico como é mostrado na primeira imagem ao lado.

Clique em Generate e veja como as folhas estão menores dando uma aparência mais real a árvore como mostra a segunda imagem ao lado.

No gráfico você pode alterar o tamanho que as folhas vão ter ao longo do ramo, caso deixe o lado esquerdo mais alto as folhas serão maiores na base e menores no fim do ramo.
A baixo tem o menu Stem Leaf Type onde você pode mudar o tipo de polígono usado para gerar a folha como mostra a imagem ao lado, não precisa escolher uma folha idêntica a que você deseja, também porque não vai ter, não se preocupe, escolha a mais aproximada, na texturização você pode usar um mapa de opacidade para criar a folha com todos os recortes que desejar, pois o Tree Factory mapeia todas as folhas automaticamente. Assim que escolher a folha desejada clique em Generate.
Volte no menu Properties e clique no botão Twig como mostra a primeira imagem ao lado, com ele selecionado podemos criar folhas também nos galhos secundários, a baixo no menu Twig Leaf Density você pode configurar a densidade das folhas como desejar usando o gráfico, da mesma forma que antes clique em Generate e as novas folhas são mostradas na Viewport, você também deve ir no menu Twig Leaf Size para diminuir o valor de Width Scale e o valor do gráfico deixando as folhas menores e mais reais para o tamanho da sua árvore, clicando em Generate elas são atualizadas como mostra a segunda imagem ao lado.

Lembre que você ainda deve mudar o tipo de folha para ficar igual a escolhida para os ramos, e se desejar pode ainda voltar no menu Properties, selecionar o botão Limb e criar folhas nos galhos principais seguindo os mesmos passos que foram feitos para Twig e Stem.
Com isso a árvore está pronta, precisamos apenas configurar os parâmetros de mapeamento, para fazer isso clique no botão Mapping no menu Properties como mostra a primeira imagem ao lado, a baixo aparece o menu Mappaing para cada elemento selecionado em Properties como mostra a segunda imagem ao lado, veja que automaticamente é atribuido o ID 1 para troncos e galhos, ID 2 para folhas e ID 3 para flores e frutos, no nosso caso não usamos flores e frutos, portanto desabilite a caixa Include Fruit/Flower. Faça isso com os demais elementos como Limb, Twig e Trunk.
Imagino que neste ponto do seu estudo de 3DS Max, já trabalhando com plugins complexos, saiba usar perfeitamente os parâmetros básicos do Max, portanto não vou me deter a eles.



Abra o Material Editor e crie um material Mult/Sub-Object, mantenha 2 Sub-Materiais, crie no Material 1 o tronco e no Material 2 a folha como mostra a segunda imagem ao lado, em seguida aplique na árvore e os materiais vão ser distribuidos nas partes corretas conforme seu ID como mostra a última imagem ao lado.

Lembre-se de habilitar a opção 2-Side do Material usado nas folhas, assim elas podem ser vistas no render dos dois lados.
Você pode criar materiais complexos para aplicar tanto no tronco quanto nas folhas pois serão mapeados perfeitamente, apliquei um Material quadriculado no tronco para você ver como o Tree Factory preserva o mapeamento em todos os galhos e ramos.
O Material das folhas é muito importante, é nele que podemos criar qualquer tipo de folha e deixar a árvore real, para fazer isso você precisa de folhas com mapas de opacidade como mostra a segunda imagem ao lado, no CD de Texturas Volume 1 da Três D1 você tem dezenas de folhas deste tipo para usar.

No meu Material de folha eu apliquei as imagens mostradas na segunda imagem ao lado, a da esquerda com a cor e vincos da folha coloquei no Diffuse e a da direita em preto e branco eu coloquei no canal Opacity, quando renderizado as folhas ficam com o formato do mapa de opacidade como mostra a terceira imagem ao lado, pode ler sobre o trabalho com o canal de opacidade nos tutoriais Opacity 1 e Opacity 2 na Três D1, na última imagem ao lado pode ver como ficou o render.

Lembre-se que a mesma árvore pode ser copiada e levemente modificada em seus parâmetros para obter outra árvore da mesma espécie.
Por fim coloco aqui dois exemplos de árvores criadas com o Tree Factory para você conferir a qualidade e a maleabilidade deste poderoso plugin.

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Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 17:49 Ver comentário

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