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Camera Match - Enquadrando 3D e foto real

Este tutorial foi escrito originalmente por Leos Sniffer Janek do site www.maxarea.com

A integração do modelo virtual na foto real é tarefa comum para o artista 3d. O seguinte tutorial de reconstrução da casa no 3d Max resolve tal tarefa. O objetivo é visualizar o olhar final da casa sob a construção na foto. Neste caso, a reconstrução da parte dianteira e a seguinte composição na foto bastariam para tal objetivo.
O projeto bidimensional, (2D) do edifício é uma vantagem grande para a reconstrução tridimensional (3D) do mesmo. Vemos ao lado um esboço básico das paredes dele.
As plantas baixas (2d) são importadas do CAD para o 3d max e extrudadas de acordo com nossa necessidade. Também podemos extrudar o desenho no próprio CAD e levarmos o arquivo já extrudado para o 3d Max. No menu: FILE / IMPORT no programa 3d Max. As posições exatas do objeto são definidas com os comandos MOVER e ROTACIONAR do 3d Max.
Os pontos principais para reconstrução da câmera são criados na cópia da foto original. A cruz amarela indica a posição do ponto, o número de vermelho indica o ordinal do ponto. A cruz no círculo é justa para a orientação e provavelmente na reconstrução da câmera. A quantidade de pontos é muito importante para o bom posicionamento da câmera. Com esta observação, sabemos que poucos pontos podem criar a câmera com a perspectiva errada. Pontos demais foram criados talvez neste tutorial, mas é melhor ter mais pontos e câmera precisa, do que ?menos pontos e muito trabalho para corrigir?.
No 3d Max, os ?pontos ajudantes? são criados nos mesmos lugares que na foto (que usa a ferramenta snap) ? CamPoint (ponto de câmera). Correspondem aos números vermelhos na foto e são demarcados no mesmo ponto de nosso modelo 3D, para que a posição dos pontos na foto correspondam ao de nossa maquete.
A foto com os pontos selecionados é colocada no fundo da janela interativa. Usando o campoint da câmera, os campoints 3D são nivelados com posições na foto original.
Usando-se criar a câmera com perspectiva muito similar a foto original. Mais pontos fornece um melhor resultado, alguns pontos podem deformar a perspectiva, assim sendo melhor não os usar ou talvez refazê-los (os pontos marcados com círculo).




Alguma parte de informação sobre a exatidão da câmera é dada pelo valor do erro atual da câmera. A menos que o valor e a câmera seja criada mais precisamente.




Adicionalmente, os pontos podem ser movidos para a perspectiva da mudança, Sendo necessário criar câmeras novas. Você pode simplesmente clicar no botão modify camera (modificar câmera) e ajustar os valores de acordo com nossa necessidade.
A reconstrução da câmera compõe o modelo 3D e a foto completamente bem.
Agora vem a modelar detalhes do edifício ? caimento de telhados, trilhos, escadas, cercas. Aplicando texturas e materiais aos objetos. Na maior parte da cena foram usados materiais processuais.
Para a boa visualização, nós necessitamos simular a iluminação para que ela fique o mais próximo da imagem da foto que estamos trabalhando. Nós temos dados reais à disposição, assim que a posição do sol deve se oposta a das sombras.
Para renderizar esta cena usaremos o plug-in ?V-ray? com as configurações mostradas na imagem ao lado.

A foto original continha objetos que com certeza perturbariam o render (lâmpada e outros elementos que foram removidos da imagem original).
Trabalharemos a imagem renderizada no 3d Max e a foto original no photoshop, especialmente a conexão da cerca e a área verde no fundo da imagem, será tudo reeditado no photoshop. As peças do cromo na garagem frontal serão mantidas. Na garagem dos fundos da imagem, a coluna dos medidores de eletricidade será adicionada a cena.
Esta e a imagem final do trabalho de foto montagem, usando o 3d Max e o Photoshop.

Carlos Henrique \"cacá\"

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emidiodavi Comentou em 15/05/2012 11:51 Ver comentário
CaCa Comentou em 16/06/2011 22:18 Ver comentário

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