Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

RSFX   São Paulo
edusilveira   Araranguá-Sc
clebercmds   Timbó - SC - SC
lucianocandido   Lages-SC - SC
Shal   São Paulo

Portfólios Ver Mais

RaulDias   São Paulo - SP
Moisés Fracalossi   Rio Grande do Sul - RS
jonathan   Sergipe - AC
ze rodrigues de moraes   brasilia - distrito federal - AC

Tutoriais - Tutoriais dos usuários

Como modelar um casco de navio simples

Oi gente, tudo bem?






Para ajudar os iniciantes eu vou postar algumas dicas de como modelar facilmente um casco simples para o navio.






Primeiro deve criar um Box com o tamanho do casco e com a quantidade correta de segmentos, deve ter uma linha de Edges no meio para fazer o bico do casco, então obrigatoriamente deve ser par, eu deixei com 4 segmentos na altura e largura, na lateral coloque a quantidade suficiente para manter a mesma resolução.


Transforme o Box em Editable Poly, entre no sub-object Polygon e selecione os polígonos da parte de baixo, delete-os em seguida, vai ficar um buraco.
Agora vai pegando de dois em dois vértices, um de cada lado da abertura, e use o comando Collapse do Editable Poly para soldar os vértices, assim vai fechando a parte de baixo do casco.
Sobram os cantos, neles tem vários vértices de acordo com a quantidade de segmentos, selecione todos junto de um lado e collapsa para fechar, faça o mesmo do outro lado.
Selecione os vértices da linha de perfil de um dos lados, deixando sem selecionar o último de baixo, em seguida puxe-os para frente para começar formar a frente do casco.
Depois selecione as outras duas linhas de vértices ao lado desta, deixando os últimos vértices de baixo sem selecionar, mova estes vértices um pouco para frente fazendo a curvatura correta do casco.
Na vista lateral você pode ajustar melhor os vértices para dar o formato desejado na frente do casco, lembre de sempre selecionar os vértices clicando e arrastando para formar uma pequena janela de seleção, assim vai selecionar o vértice do lado oposto e vai move-lo na mesma direção, deixando o casco simétrico.
Ainda na vista lateral pode mover os vértices da parte de trás para dar um formato mais parecido com o casco dos galeões e caravelas da época.
Agora vem a parte importante, deve selecionar todas as Edges da borda do convés (parte de cima), todas as Edges de baixo, que formam a quina do casco, todas as Edges da borda da parte de trás, e as Edges que formam o bico na frente do casco, veja as imagens.
Encontre o parâmetro Crease no painel do Editable Poly e coloque o valor 1. Assim essas Edges vão se manter \"duras\" quando a subdivisão do Mesh atuar, em seguida pode aplicar um Mesh Smooth, ou estando em Poly pode habilitar o Use Nurms Subdivision no painel Subdivision Surfave, é o Mesh Smooth que tem integrado ao Poly. Eu usei Interations 2.
Pode trabalhar uma boa textura no PhotoShop para aplicar e nem vai precisar fazer muitos detalhes no Mesh, se for detalhar no Mesh é melhor deletar metade dele para depois espelhar e juntar novamente.
Os detalhes como balaustres, mastros, timão, e tudo mais podem ser feitos facilmente com primitivas.

André Luiz Buttignoli Vieira

Faça o login para poder comentar

Andre Vieira Comentou em 16/06/2011 22:37 Ver comentário

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707699.

Total de membros registrados: 135309

Últimos membros registrados: thiago23, Yumitchi, nivialps, Jose10, amanda.goulart, Timothy, bdsantha, Faith.

Usuário(s) on-line na última hora: 633, sendo 24 membro(s) e 609 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Gabriel.C, Geraldo Nunes, robisonfalco, raflixh, gilson antunes, emersonforentin, Duda, Abilio, gago, Reinaldo Silva, Leonardo, Felipe Duarte, look, Thiago Couto, Celso Borttoloto, Roberto Movanni, Osvaldo Arquiteto, Le_Andro, Fabio Catelleno, thiago23, Hot, marcio.alain, mixel.amorim, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.