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Modelagem roda de carro

Olá pessoal! a pedidos comecei o tutorial de uma roda em 3d, eu nao usei a mesma que fiz no meu projeto Audi TT, mas o processo é o mesmo.

Bom primeiro peguei uma img de referencia.
Antes de sair fazendo eu imagino a melhor maneira de faze-la, no caso essa roda tem 10 partes repetidas. entao modelo apenas uma delas.
Depois crio um plano na vista frontal, crio um circulo no meio da roda e ajusto a imagem(plano) para que fique esferico. |imagem 1 e 2|

O proximo passo eh congelar a imagem para que nao atrapalhe quando estiver modelando. antes de usar \"freeze\" eu tenho q desabilitar a opcao de ficar cinza. |imagem 3|
Começo com um plano e vou desenhando emcima da img de referencia. para isso seleciono uma edge(linha) seguro shift e movimento essa nova edge dando formato ao desenho |imagem 1 e 2|
Para facilitar na 3º imagem eu tenho um caminho que é reto, entao eu puxo apenas uma edge até o final da reta, e dpois seleciono as edges laterais assim como mostra a 3º img. selecionada essas edges eu seleciono a opcao connect e distribuo linhas perpendiculares a elas. Imagem 4
Agora eu seleciono essas duas edges que estao separadas e clico brigde unindo-as, ao mesmo tempo escolho a quantidade de edges perpendiculares. depois ajusto as linhas de acordo com o formato da roda. |IMG 1|

Na imagem 2 eu usei o mirror para primeira repetição da roda, em seguida uno os edges do meio.

Agora eu vou usar o array para distribuir essa malha 5 vezes em 360º, veja na imagem as configurações do array
Agora vamos unir os vertices que se coincidem. imagem 1
imagem 1

imagem 2 - o mesmo processo de unir edges usando brigde é feito dpois do array, assim como mostra a imagem.

imagem 3 - seleciono os poligonos e uso extrude
Imagem 1 - O proximo passo é selecionar tais edges como na imagem, e chamfra-los levemente com isso o turbosmooth nao irá arredondar esses cantos.

Imagem 2 - selecionamos a borda do meio, e com o softselection, puxamos essa borda para dentro dando essa profundidade que nem na imagem 3.
Continuando...
O proximo passo eu preciso fechar a borda do meio, entao seleciono a borda seguro CTRL e clico na opcao poligono, assim ele ira selecionar os poligonos ligados a borda, clico GROW, para selecionar mais uma seção de poligonos, e agora vamos fazer uma copia desses poligonos para dentro, utilizando SHIFT + SCALE, como na imagem 1

Imagem 2 - seleciono esses novos poligonos e uso a ferramenta FLIP ( para que os poligonos que tinham a face para dentro, virem suas faces para fora.)
Imagem 1 - Proximo passo eh usar a ferramenta CAP na Borda fechando esse novo elemnto. Depois faço um Bevel dando o formato desejado, usem a imaginação! =D
eu fiz algo bem simples soh um chamfer nas primeiras edges(IMG 2)
Bom agora eu apenas utilizei a borda da extremidade, e com shift fui modelando, assim como mostram as imagens
Bom agora eu apenas utilizei a borda da extremidade, e com shift fui modelando, assim como mostram as imagens
Depois para enriquecer de detalhes é bom adicionar edges como na imagem 5, esses vertices precisam de chamfer para ficar que nem a roda da foto de refencia. entao chamframos essas edges e puxamos os poligonos inferiores a elas para tras que nem na imagem 6.
Bom a roda está pronta agora vamos fazer um simples cenario, mas o cenario da vida a textura, por isso é muito importante.
Eu vou fazer no Mental Ray que é o render que eu uso e é mais acessivel a todos.

Entao vamos la eu criei um plano fazndo a superficie, pode ter qualquer cor.
depois criei um plano em cima, esse vai ser nossa fonte de luz. Eu nao vou querer na cena nenhum outro tipo de luz, entao criei uma \"mr area omni\" e desligei ela, isso se faz desativando a opção ON no painel modify da omni.

para roda fiz uma simples textura RAYTRACE nela coloquei a cor cinza no diffuse e cor branca no reflect.
para o plano decima, que seria a luz. o material é MENTALRAY>SURFACE>GLOW e na cor glow coloquei branco. no brightness coloquei valor 5.
aí está o primeiro render.
sei que esta roda(imagem 4) não ficou tão detalhada como a minha do projeto ( Audi TT - imagem 5), mas o processo é exatamente o mesmo, o que muda é o nivel de detalhes. Quanto mais detalhes voce por, melhor a resolução e qualidade da sua roda. Essa roda

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Alann Comentou em 10/12/2009 12:53 Ver comentário
arthurtnt Comentou em 08/12/2008 14:50 Ver comentário
Cláudio.Sch3r3r Comentou em 03/12/2008 20:03 Ver comentário
madruga665 Comentou em 03/12/2008 08:34 Ver comentário
fernando parreira Comentou em 20/11/2008 09:03 Ver comentário
FREDSON FERREIRA Comentou em 15/11/2008 20:35 Ver comentário
Nuno Coutinho Comentou em 14/11/2008 19:34 Ver comentário
arthurtnt Comentou em 14/11/2008 11:17 Ver comentário
arthurtnt Comentou em 14/11/2008 10:56 Ver comentário
kleberbalmeida Comentou em 14/11/2008 08:57 Ver comentário

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